7 Jul 2016 a 9 Jul 2016

NOS Alive e EDP apresentam 7º palco do festival: “EDP Fado Cafe”

NOS Alive e EDP apresentam 7º palco do festival: "EDP Fado Cafe"

O NOS Alive e a EDP reforçam a sua parceria de longa data com a apresentação de um novo palco que pretende celebrar o género musical mais importante da música popular portuguesa – o Fado. O EDP Fado Cafe, o sétimo palco do festival, nasce numa zona renovada do recinto com cenografia própria que irá envolver todos os festivaleiros num ambiente tradicional português. Marco Rodrigues, Raquel Tavares, Hélder Moutinho, Dead Combo e Tiago Bettencourt são alguns dos nomes que passarão pela Rua EDP no NOS Alive’16.

A requalificação de uma rua com 150 metros de comprimento, eminentemente inspirada na traça pombalina, irá albergar vários elementos da cultura portuguesa, entre eles a recriação do Museu da Eletricidade e do futuro MAAT (Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia). Nesta zona viverá o novo palco, dois espaços centrais de ativação da EDP, e ainda várias zonas comerciais. O projeto é da autoria do arquiteto Rui Francisco e a produção está a cargo da EPC (Empresa Portuguesa de Cenários).

3_RuaNosAlive_250316

O fado chega ao NOS Alive através de uma cuidadosa programação que tem como objetivo dar espaço a este género musical português, que é desde 2011 Património Imaterial da Humanidade, ao mesmo tempo que revela como este estilo está bem presente na cultura de outros artistas nacionais. Dia 07 de julho o EDP Fado Cafe recebe duas das mais impressionantes vozes do Fado, Marco Rodrigues e Raquel Tavares. No mesmo dia atuará ainda Tiago Bettencourt com um espetáculo especialmente preparado para este palco, no qual o cantor irá revisitar temas do cancioneiro nacional que mais o influenciaram ao longo da sua carreira.

edp_fado_nomes

O segundo dia do festival, vai contar com a curadoria do fadista e poeta Hélder Moutinho, hoje reconhecido como um dos fadistas mais prestigiados da sua geração. A voz que dispensa apresentações traz consigo artistas bem conhecidos do fado para momentos únicos e especiais. Marco Oliveira, Vanessa Alves e Ricardo Parreira são os fadistas que se juntarão a Hélder para uma noite que promete ser especial.

Já dia 09 de julho será brindado com uma programação muito especial preparada pelo programador da reconhecida casa de fados, “Mesa de Frades”. Para o EDP Fado Cafe, Pedro de Castro criou um ambiente mais próximo deste local tão especial que já viu nascer grandes vozes e por onde já passaram alguns dos mais importantes fadistas. O local histórico será revisitado no NOS Alive através das vozes da conceituada fadista Ana Sofia Varela e da jovem Teresinha Landeiro.

Para encerrar em grande o EDP Fado Cafe, sobe ao palco Dead Combo e as Cordas da Má Fama. Neste espetáculo, juntam-se aos Dead Combo um naipe de cordas (violoncelo, viola de arco e violino), produzindo um espetáculo inteiramente novo, que musicalmente vai desconstruir e despir completamente as músicas dos da dupla para um formato acústico, onde o Naipe de Cordas assume um papel especial e surpreendente. Este espetáculo, será uma nova oportunidade para os muitos admiradores do duo mergulharem no imaginário único da banda, pois também do ponto de vista cénico, este será mais um momento marcante no percurso dos Dead Combo.

E porque há momentos que têm que ser revividos o NOS Alive vai ainda recuperar a pista de slow. Entre a 00h00 e as 04h00 o EDP Fado Cafe vai contar com voz, saxofone e piano onde será sempre hora para dançar.

Paulo Campos Costa, diretor da Direção Global de Marca, Marketing e Comunicação do Grupo EDP, salienta que “há 7 anos que a EDP está presente no NOS Alive. Darmos o nome à Rua EDP e ao sétimo palco deste festival reconhecido nacional e internacionalmente é um reforço da parceria entre as duas marcas que nasce do crescendo da estratégia do Grupo na área da música. Hoje somos uma das marcas que mais apoia a música portuguesa e o nosso apoio a este sétimo palco que irá privilegiar a música nacional é o resultado desta nossa forte aposta”.

Já Álvaro Covões, reforça que “levamos muito a sério a assinatura ‘O Melhor Cartaz. Sempre!’. É um marco para o NOS Alive receber o Fado, representado por alguns dos mais proeminentes artistas do género. O EDP Fado Cafe e esta rua tipicamente portuguesa vão apresentar o melhor da nossa cultura a todos os festivaleiros que nos visitam”.

Fonte: Press Release Everything Is New


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: Dead Combo, Hélder Moutinho, Marco Rodrigues, Raquel Tavares, Tiago Bettencourt


  • Partilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *