Mais um ano, mais uma voltinha – o que não deves perder no NOS Alive 19
O NOS Alive arranca esta quinta-feira no Passeio Marítimo de Algés e conta com nomes como The Cure, Smashing Pumpkins ou Vampire Weekend no cartaz. Escolher entre os 105 artistas confirmados não é tarefa fácil, por isso aqui tens o guia daquilo que não deves mesmo perder.
Quinta-feira, 11 de Julho
Para começar bem, os Linda Martini tomam conta do palco NOS às 18h do primeiro dia de certame, antes de Sharon Van Etten trazer o seu último disco Remind Me Tomorrow ao palco Sagres, pelas 18h50.
Seguem-se Weezer e Ornatos Violeta no palco principal. Manel Cruz e companhia regressam aos palcos este ano para apenas três concertos em festivais de verão, sendo este o primeiro. A nostalgia vai entrar ao rubro às 20h45.
Mais tarde, um dos nomes mais promissores do R&B britânico sobe ao palco Sagres (21h50). O concerto de Jorja Smith é um dos mais aguardados do festival, tanto que é algo incompreensível não acontecer no palco principal. Aí, às 22h30, estarão os escoceses Mogwai e o seu icónico post-rock, antes de outro grande nome da música britânica entrar em cena.
O muito aguardado regresso dos The Cure a solo nacional chega às 00h10 e promete ser ainda mais especial. Em tournée a celebrar os 30 anos do marcante Desintegration, Robert Smith e companhia prometem fazer história.
Para terminar o dia, Robyn (01h20) e Hot Chip (03h00) vão transformar o palco Sagres numa pista de dança.
Sexta-feira, 12 de Julho
O segundo dia arranca com os promissores Pip Blom no palco Sagres, às 17h45, mas o primeiro grande nome a surgir chega às 19h50 ao palco NOS, com Bobby Gillespie e os seus Primal Scream.
O ex-Smith Johnny Marr traz clássicos e grande riffs ao palco Sagres às 20h45 e os Vampire Weekend trazem o seu Father Of The Bride ao palco NOS às 23h. O regresso da banda de Ezra Koenig aos discos foi muito bem recebido e com certeza que o regresso aos palcos nacionais o será também.
Haverá ainda tempo para a eterna diva Grace Jones (palco Sagres, 00h), a pop infalível dos Gossip (palco NOS, 01h) e a electrónica irresístivel dos Cut Copy (palco Sagres, 02h40).
Sábado, 13 de Julho
O rock and roll dos Rolling Coastal Blackout Fever abre as hostes do palco NOS no derradeiro dia de festival, às 17h45, mas serão os Idles os primeiros a levantar poeira. Os punks ingleses gostam de incendiar plateias e com certeza que não vão poupar ninguém que passe no palco Sagres às 20h30.
O oposto acontecerá no palco NOS com Bon Iver (21h20), que traz voz bonita e uma boa dose de melancolia de volta a um país que já provou gostar muito dele. Já Marina e a sua pop bem afinada fará a festa no palco Sagres, pelas 22h15, antes do NOS Alive voltar a entrar no comboio da nostalgia até aos anos 90, pela mão dos Smashing Pumpkins (palco NOS, 23h30).
Será depois hora de acalmar o espírito, respirar fundo, e deixar-se levar por Anima. O terceiro disco a solo de Thom Yorke serve de banda sonora de uma curta metragem de Paul Thomas Anderson e tem deixado queixos caídos um pouco por toda a crítica – será agora tempo do homem dos Radiohead espalhar essa magia pelo palco Sagres (00h).
Para terminar em beleza, antes da longa travessia da CRIL, haja a experiência de muitos anos a agitar plateias dos The Chemical Brothers (palco NOS, 01h30).
Não te esqueças de consultar os horários completos do NOS Alive e planeares os teus passeios por entre os cinco palcos do recinto, de forma a não perderes nada. Nós lá estaremos para te manter a par de tudo.
Relembramos também a conversa que tivemos com Álvaro Covões a propósito do Warm Up do NOS Alive que aconteceu na passada quarta-feira:
À conversa com Álvaro Covões, director geral da Everything Is New, no recinto do NOS Alive
Publicado por musicfest.pt em Quarta-feira, 3 de julho de 2019