2 Set 2016 a 4 Set 2016

Prontos para ganhar o dia! – A reportagem no segundo dia da Festa do Avante!

Prontos para ganhar o dia! - A reportagem no segundo dia da Festa do Avante!

Sol, calor e camaradagem: foi este o espírito que invadiu a Festa do Avante!, no segundo dia da 40ª edição. O programa da Festa era apetecível: o palco 25 de Abril acolheu grandes concertos e a moldura humana à sua volta revelou-se verdadeiramente impressionante.

Os Peste & Sida são uma banda que dispensa grandes apresentações: quem não conhece a música Sol da Caparica? A banda constituiu-se em 1986 e já faz parte da história do rock português. Nesta 40ª edição da Festa os convidados especiais que subiram ao palco foram, nem mais nem menos, do que alguns dos nomes que já passaram pela própria banda. Para usar as palavras do actual vocalista, João San Payo, este concerto acolheu a velha guarda dos Peste & Sida. Fernando Raposo e Orlando Cohen partilharam o palco com os actuais membros da banda. Afinal, não é só o Avante que está de parabéns pelos 40 anos: os Peste & Sida comemoram trinta anos de existência. Até o Coro das Cotonetes subiu ao palco para fazer a festa.

20160903162012-pesteesida-0037 Vê aqui todas as fotos dos Peste & Sida na Festa do Avante

Carlão, um homem assumidamente da margem Sul, convidou Sam the Kid e Sara Tavares para partilhar o palco principal da Festa. Durante a semana, o artista conhecido como Pacman usou o instagram para partilhar algumas fotografias dos ensaios que aconteceram para este concerto especial. A Festa comemora os mesmos anos “de vida” do que o artista – e foi com Quarenta que o concerto iniciou. Seguiram-se temas como Entre o céu e a terra e Na batalha. Sara Tavares é chamada ao palco, sendo apresentada como “uma das vozes mais doces fazer música em Portugal”. Foi “no lado certo do rio” que Carlão animou a tarde soalheira, partilhada com Bruno Ribeiro, Gil Pulido e DJ Glue. Sam The Kid partilhou um tema de 5:30, bem como o tema que fez parte da banda sonora do filme português, O Crime do Padre Amaro (2005). O concerto terminou com Os Tais e a presença de Marcos e Anita, em palco, para dançar.

20160903171644-carlao-0092 Vê aqui todas as fotos de Carlão na Festa do Avante

Do México chegam-nos os Los de Abajo. Não é a sua estreia em Portugal: já passaram pelo Paredes de Coura, em 2004. A banda apresenta-se como um misto de rock, punk e ska; no seu currículo consta a colaboração de David Byrne na produção e edição do seu primeiro álbum. Os mexicanos chegaram, viram, fizeram a festa, lançaram os foguetes, foram apanhar as canas e aqueceram o ambiente para os portugueses Diabo na Cruz, que actuaram por volta das 21h. Jorge Cruz, Bernardo Barata, João Pinheiro, João Gil, Manuel Pinheiro e Sérgio Pires protagonizaram um dos melhores momentos da noite. Ganharam o dia, nitidamente, já de noite: foi a quarta vez que actuaram no Avante , mas a primeira em horário nobre. Diabo na Cruz não desiludiu. Vê aqui as fotosOs loucos estão certos e até a Dona Ligeirinha passou pela Festa para fazer parte desta Vida de Estrada. Tivemos a oportunidade de falar com o Jorge Cruz, imediatamente após o concerto, numa entrevista que poderá pode ser lida e ouvida brevemente aqui.

Ana Moura teve as honras de fecho do palco principal. Cantou, encantou e até pediu aos presentes que invocassem o Fado Dançado – uma música e uma tradição que se perdeu ao longo do tempo: “se o fado se canta e chora, também se pode dançar” – diz a música.

20160903233546-anamoura-0083 Vê aqui todas as fotos de Ana Moura na Festa do Avante

Não há festa como esta! E melgas como aquelas que massacraram as pessoas presentes? Ui. Numa das visitas que fizemos ao posto de saúde pareceu-nos que a queixa “picada de insectos” era mais do que comum. A visita a uma das farmácias de serviço, após o concerto de Ana Moura, confirmou a nossa suspeita – e a do farmacêutico que simpaticamente nos recebeu com um “este ano, os mosquitos atacaram em força”. Esperamos que este aviso vos chegue a tempo de evitar “o pior”: no domingo, o último dia de Festa, façam-se acompanhar de repelente para insectos.

Joana Rita  

Joana Rita é filósofa, criadora de conteúdos, formadora e investigadora. Ah! E uma besta muito sensível.


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: Ana Moura, Carlão, Diabo na Cruz, Los de Abajo, Peste & Sida, Sam the Kid, Sara Tavares


  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *