14 Ago 2014 a 17 Ago 2014

A nova música portuguesa no Festival Bons Sons

A nova música portuguesa no Festival Bons Sons

O Festival BONS SONS, que decorre entre 14 e 17 de Agosto, em Cem Soldos (Tomar), tem a vanguarda da música portuguesa nas diversas áreas da sua projecção.

Num total de 55 espectáculos distribuídos por 8 palcos, a música portuguesa reinventa-se a partir do experimentalismo, das influências contemporâneas da globalidade, dos ritmos das tradições que persistem e dos novos compassos do século XXI. Estas são últimas confirmações para o Festival BONS SONS:

N.A.C.O. O projecto de Miguel Ramos (Supernada, Mosh, Insert-Coin), apresenta um concerto baseado no imaginário do álbum de pequenas canções, quase-canções e não-canções, acompanhado pelo multi-instrumentista Nicolas Tricot (Foge Foge Bandido, Zelig): “Nunca Acordo Como Ontem”.

We Trust + Banda Filármonica Gualdim Pais
. Projecto de André Tentúgal, rapidamente se tornou uma referência musical com ampla projecção nacional. O seu último registo é um disco voltado para as pessoas, um conjunto de canções que tendem a tornar a experiência ao vivo num momento intimamente partilhado, onde o público é também ele próprio voz do espectáculo. A Banda da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, fundada em Tomar em 1877, acedeu ao desafio para participar nesta apresentação ao público.

B’rbicacho. Partindo da época medieval e viajando até ao presente, passando pela música de raiz lusófona, as B’rbicacho propõem um repertório para baile, com danças medievais, repasseados transmontanos e até chorinho brasileiro. Como juntar uma viola da gamba, um clarinete, uma guitarra e três vozes femininas?

Tocá Rufar. O Tocá Rufar é um projecto-modelo de formação artística e cultural para a afirmação e promoção da percussão tradicional portuguesa e do instrumento bombo. O projecto distingue-se ao colocar a cultura portuguesa, o conhecimento e a arte em posição privilegiada como fonte de valor, de desenvolvimento e de contemporaneidade.

Campaniça Trio.
 Constituído por tocadores originários da região alentejana de Castro Verde, este trio está apostado em apresentar ao público o mais genuíno repertório de Viola Campaniça bem como a mestria do toque desta peculiar viola de arame. Pedro Mestre é o mentor e a acompanhá-lo está o dedilhar de David Pereira e a voz de José Diogo Bento.

A Presença das Formigas. 
A música portuguesa mantém-se enquanto linha condutora da qual nascem composições plenas de originalidade e invenção. Ao vivo, as “Formigas”, laboriosas e talentosas, fazem uso da sua variedade de timbre e de estilo, para criar um espectáculo único, onde a sua alegria e humor contagiantes criam momentos inesquecíveis.

OrBlua. Este projecto algarvio caracteriza-se pela originalidade das composições originais e pelo carácter multi-instrumentista dos 3 músicos. Em palco utilizam cerca de 20 instrumentos desde os mais antigos, como a sanfona ou a gralha, aos étnicos como a gaita-de-foles, o bouzouki ou o adufe, aos contemporâneos como o baixo eléctrico ou o piano, até ao electrónico uso de loop station.

Anarchicks. Guitarra, Baixo, Sintetizador e Bateria somam-se a 4 vozes dissidentes que chegam para semear discórdia e inquietar os ouvidos da multidão. Disparam música em todas as direcções, sem preconceitos nem compromissos. Se a música é uma arma, elas são o gatilho! Riot Grrrl Power!

Blacksea Não Maya DJs + DJ Maboku + DJ Marfox.
 Blacksea Não Maya é um colectivo de DJs: DJ Kolt, DJ Noronha e DJ Perigoso, oriundos da margem sul da grande Lisboa. DJ Maboku é angolano de nascença mas português de vivência e DJ Marfox tem raízes em São Tomé e Príncipe. O que todos têm em comum é incendiarem a pista do Musicbox, em Lisboa, com as Noites Príncipe. Dança electrónica fresca e polirrítmica.

Fonte: Press Release Bons Sons


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: A Presença das Formigas, Anarchicks, B’rbicacho, Banda Filármonica Gualdim Pais, Blacksea Não Maya DJs, DJ Maboku, DJ Marfox, N.A.C.O., OrBlua, Tocá Rufar, We Trust


  • Partilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.