17 Dez 2020 a 18 Dez 2020

Profjam e Benji Price rebentam o sistema – SBSR.fm Em Sintonia dia 1

Profjam e Benji Price rebentam o sistema – SBSR.fm Em Sintonia dia 1

Foi com os Ganso que se abriram as hostilidades no Palco Super Bock, na Altice Arena. O quinteto de rock alternativo originário de Lisboa editou no ano de 2019 o álbum “Não Tarda”.

É difícil definir o que é o Conjunto Cuca Monga. A explicação mais fácil é dizer que são todos os membros da editora cucamonga. Em palco estão 20 pessoas e o concerto é quase caótico. Pode dizer-se que as Proporções Biblícas não ficaram à porta. A banda apresentou o disco feito em pleno confinamento em modo “cadáver esquisito” em que cada músico podia acrescentar uma secção da música até sentirem que a música estava completamente feita, Cuca Vida.

Apesar de ser o primeiro concerto deste conjunto nota-se a experiência que todos estes músicos têm e o regozijo que o concerto lhes dá. É difícil não reparar nas cores fortes das roupas de todos. Os membros assumem que este álbum é sobre a amizade; amizade essa que se nota muito em palco, em especial nas músicas Travessia e Os Amigos.

Com a concertina na mão e sem esquecer o skate, chega a vez de Chico da Tina, passando, assim, a musicalidade para o Trap do Alto Minho com uns toques de concertina. Com múltiplas trocas de roupa, uma equipa de “súbditos”, um DJ, uma concertina, e ainda um hypeman ficou em palco a energia vibrante da “Trapstar do Minho” que passa para a plateia, mesmo apesar dos lugares sentados, das máscaras e do distanciamento social.

O espetáculo frenético de Francisco da Concertina não foi composto apenas por músicas do álbum mais recente, contou também com as músicas Resort e que é single do já tão aguardado próximo projeto do rapper. Contou também com a presença de Tripsy Hell, para cantar a música que têm em conjunto: HEART. O sotaque do Minho, o flow contagiante e as letras divertidas, já fazem parte do Curriculum Vitae de Chico não faltaram no show do rapper menos americanizado de Portugal.

Profjam e Benji Price trouxeram o System para o palco principal deste festival. Cada um sentado na sua cadeira, vestidos de preto, Mário Cotrim e João Ferreira, apresentaram pela primeira vez, cinco meses depois de sair o álbum feito a meias. Os rappers ex-Think Music deixaram ainda uma homenagem à antiga label dizendo que o fim é apenas simbólico: “continuamos todos juntos, foi apenas uma questão formal”.

O público foi fiel ao Sistema e mesmo apesar dos lugares sentados eram muitas as cabeças a abanar. Cantou-se grande parte das músicas de System, mas não só. Cantou-se, ainda, em uníssono os Parabéns à mãe de Benji Price com um pouco de autotune à mistura.

 

N.R.: O musicfest.pt presta as mais sentidas condolências à família de Gastão Reis, músico do Conjunto Cuca Monga e dos Zarco, que faleceu já depois do concerto na Altice Arena.

Tomás Lampreia  

O Tomás gosta de ler, escrever, ouvir e ver. Tem 19 anos e é estudante de Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social. Sonha ser tudo, mas ainda não é nada.


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: Benji Price, Chico da Tina, Conjunto Cuca Monga, Ganso, ProfJam


  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *