18 Set 2015 a 19 Set 2015

Primeiras confirmações no Caixa Alfama

Primeiras confirmações no Caixa Alfama

Festival de Fado regressa pelo terceiro ano consecutivo nos dias 18 e 19 de Setembro. António Chaínho e os Convidados Paulo de Carvalho, Filipa Pais e Ana Vieira; Marco Rodrigues; Raquel Tavares e a jovem promessa Diana Vilarinho são os primeiros nomes confirmados para a edição de 2015.

O Fado, elemento genuíno e condutor vivo da cultura e tradição portuguesas, vive dias grandes. O Festival Caixa Alfama tem sabido, desde o primeiro ano, homenagear e promover o Fado, convidando os mais reconhecidos e também os mais promissores intérpretes, juntos numa celebração que faz ecoar a canção lusa no Bairro de Alfama. Depois de duas edições esgotadas e de uma extensão a Norte, o Caixa Ribeira, o Caixa Alfama está de volta e este ano, nos dias 18 e 19 de setembro. Os primeiros convidados do Caixa Alfama de 2015 representam várias gerações do Fado. São eles:António Chaínho e os Convidados Paulo de Carvalho, Filipa Pais e Ana Vieira, Raquel Tavares, Marco Rodrigues e a jovem promessa Diana Vilarinho.

O Mestre António Chaínho dispensa apresentações. Virtuoso guitarrista e compositor celebra este ano 50 anos de carreira, e para tal apresenta o novo espectáculo “Cumplicidades” que é também o nome do novo registo. A edição conta com a participação de Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Paulo de Carvalho, Ana Bacalhau (dos Deolinda), Sara Tavares, Fernando Ribeiro (dos Moonspell), o fadista Hélder Moutinho, o cantor angolano Paulo Flores e a brasileira Vanessa da Mata, que dá voz ao tema “Aprender a sorrir”. No Caixa Alfama será acompanhado por convidados de luxo: Paulo de Carvalho, Filipa Pais e Ana Vieira.

Raquel Tavares representa de jeito único e luminoso o Fado moderno. Aos 12 anos venceu a Grande Noite do Fado no Coliseu de Lisboa e, desde então, o êxito não mais a largou. Com dois discos editados, “Raquel Tavares” (2006) e “Bairro” (2008), garantiu um lugar na história do Fado, palmilhando palcos pelo mundo inteiro. Em Maio, volta às edições discográficas e no Caixa Alfama desfilará os temas novos do seu repertório.

Marco Rodrigues, fadista e violista residente no Café Luso, tem uma carreira relativamente curta mas já lançou uma mão cheia de edições, colaborando com nomes grandes do Fado e com outros do mundo pop, como a brasileira Maria Gadú. Em 2013 lançou “EntreTanto” registo onde Marco Rodrigues assume de forma sublinhada o seu lado autoral, responsabilizando-se pela maioria das composições e pela execução da viola de Fado.

Diana Vilarinho tem ainda 17 anos, mas já conta um disco editado “Balada da Neve” e um prémio vencedor na Grande Noite do Fado de 2008. Com uma carreira iniciada aos 10 anos, é uma das mais promissoras jovens fadistas portuguesas. O ano passado esteve no Palco Caixa Futuro do Caixa Alfama e este ano assume-se como uma certeza no Festival.

Mais nomes a anunciar brevemente.

Fonte: Press Release Música no Coração


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: Ana Vieira, António Chainho, Diana Vilarinho, Filipa Pais, Marco Rodrigues, Paulo de Carvalho, Raquel Tavares


  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *