23 Set 2016 a 24 Set 2016

Primeiras confirmações do 4º Caixa Alfama, o festival de fado de Lisboa

Primeiras confirmações do 4º Caixa Alfama, o festival de fado de Lisboa

Gisela João, Carminho, Raquel Tavares, Ricardo Ribeiro, FF e Maura Airez são os primeiros nomes revelados da 4ª edição do Festival Caixa Alfama, que acontecerá a 23 e 24 de setembro.

Em 2013, aquando da 1ª edição, a homenagem a um dos elementos-marca de Portugal, foi a premissa para um evento que, desde então, se constitui como um dos maiores acontecimentos enaltecedores do Fado no nosso país. Fado é identidade, arte e referência. Ao quarto ano, as intenções mantêm-se e reforçam-se, fazendo uma festa que faz ecoar alto a canção mais lusa.

Os melhores e mais reconhecidos intérpretes do género têm passado pelos muitos palcos de Alfama. Em 2016 eles estarão no Palco Caixa junto ao rio, no Museu do Fado no seu auditório e restaurante, no Palco Casa Ermelinda Freitas (Largo das Alcaçarias), na Igreja de São Miguel, no Palco Tofa (Grupo Sportivo Adicense), na Sociedade Boa União, no Centro Cultural Dr Magalhães Lima. Este ano, o Caixa Alfama conta com dois novos palcos situados no Largo da Igreja de Santo Estevão e no Clube Lusitano. O Fado à Janela é já tradição e acontecerá no Largo do Chafariz de Dentro e no Largo de São Miguel.

Gisela João, mulher, artista e Fadista do norte, tem um jeito ora doce, ora vulcânico, sempre impactante e envolvente de cantar. Estreou-se em 2013 com um disco que oferece contemporaneidade nos arranjos, na singular forma como os instrumentos serpenteiam, e o ressoar rouco do timbre de João, conquistando facilmente os ouvintes e conhecedores do género. Neste momento está a preparar novo disco que sairá até ao final do ano.

Carminho começou cedo e pisou o palco do Coliseu com apenas 12 anos. Os anos passaram e transformaram a intérprete numa das representantes da nova geração do Fado mais reconhecida dentro e fora do país. Em 2013, entre outros galardões, recebeu o Prémio Carlos Paredes, vendo ambos os seus primeiros álbuns atingirem a marca de dupla platina. Em Novembro de 2014 lançou o terceiro LP, “Canto”. Um disco que abarca alegremente Caetano Veloso (que escreveu a letra do inédito “O Sol, Eu e Tu”) e inclui dueto com Marisa Monte e participações especiais de António Serrano, Carlinhos Brown, Dadi Carvalho, Jaques Morelenbaum, Javier Limón, entre outros.

Raquel Tavares é um dos nomes mais reconhecidos e amados do Fado. Com uma carreira sólida, filha de Alfama, navega entre os traços mais arcaicos do Fado, sem nunca dispensar a modernidade que faz com que o género evolua. Em 2016 voltou às edições discográficas. O registo conta com a produção de Tiago Bettencourt, João Pedro Ruela e Fred.

Ricardo Ribeiro é dono de uma das vozes mais poderosas e profundas do Fado. Recebeu em Janeiro a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, juntamente com as fadistas Ana Moura, Carminho, Katia Guerreiro e o guitarrista Mário Pacheco. Ricardo Ribeiro foi também nomeado para a categoria de Melhor Artista de 2015 pela revista britânica Songlines. No ano passado, com a edição do seu quarto disco de originais, “Largo da Memória”, conquistou a crítica e o público, enchendo, entre outros espaços, dois palcos maiores: CCB e Casa da Música.

FF estreou-se há dois anos no Fado com Saffra, um disco que mistura a música de raiz tradicional com o género mais português. Produzido por Tiago Machado (Mariza), conta com as participações especiais de Lura e de Dulce Pontes e será o mote para um concerto a não perder.

Maura Airez é uma jovem aposta do Caixa Alfama de 2016. Com apenas com 15 anos de idade, vai espantando em muitos concursos e atuações, preparando-se para, em breve, apresentar o seu primeiro disco. Uma revelação a descobrir em setembro, no Festival.

Fonte: Press Release


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: Carminho, FF, Gisela João, Maura Airez, Raquel Tavares, Ricardo Ribeiro


  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *