Novas confirmações no Mexefest: NBC, Old Yellow Jack, Pedro Lucas e Mike Bek
Desde a primeira edição que o Vodafone Mexefest é um espaço de descoberta, não só da nova música internacional, mas também e com grande ênfase, da criação que nos indica os caminhos futuros da música nacional. Quatro desses nomes vão estar a 28 e 29 de novembro na Avenida da Liberdade: NBC, Old Yellow Jack, Pedro Lucas e Mike Bek.
É um dos nomes mais importantes do hip-hop feito em Portugal. NBC já colaborou com os GNR, New Max (Expensive Soul), Orelha Negra, Sam The Kid, entre outros. Em mais de duas décadas de carreira, o seu percurso é marcado pelo hip-hop como género primacial, mas em discos como ‘Afro-disíaco’ e ‘Maturidade’ o estilo soa misturado com blues e rock. Vem ao Vodafone Mexefest com o último ‘EPidemia’; registo com temas fortíssimos como “Mudar o Castigo”.
Os Old Yellow Jack são constituídos por quatro jovens músicos que têm como principal fonte de inspiração o kraut e psicadelismo para um rock imparável. Em janeiro editarão em formato físico e digital o EP “Magnus” – produzido por Bruno Pedro Simões (Sean Riley & The Slowriders) e gravado nos Black Sheep Studios em Sintra. Mas o single já roda por aí: “The Man Who Knew Too Much”. Uma banda que promete surpreender e que desfilará os temas do seu EP de estreia, mas também certamente outros anteriores e mais ‘caseiros’ disponibilizados na internet.
Pedro Lucas é um dos nomes a ter debaixo de olho por todos os que apreciam canções melodiosas e com uma estrutura lírica impecável. Tocou com Os Velhos, Salto e Manuel Fúria, mas com o alter-ego Lucas Bora-Bora estreou-se em 2011 com o EP “Não há Crianças em Las Vegas”. Este ano veio o LP em nome próprio, “Águas Livres”, disco produzido por Walter Benjamin e que contém belíssimos temas pop-folk – com um travo a MPB – que, ao vivo, ganham ainda mais ritmo.
Mike Bek é mais um dos artistas lusos a marcar presença no Vodafone Mexefest. O DJ e produtor lançou este ano o EP “Legacy”, convidando Emmy Curl e Tio Rex para dois dos quatro temas do registo. Também em 2014, com a colaboração do produtor Menos, remisturou com mestria um tema de Xinobi e um outro dos Paus. O criativo Mike Bek é um músico das eletrónicas que sabe harmonizar sons do house, techno e blues.
Não te esqueças que, se quiseres chegar e ficar alojado durante o Mexefest em grande estilo, tens os pacotes Get A Fest com boleias Uber a custo zero.
Fonte: Press Release Música no Coração