21 Jul 2017 a 23 Jul 2017

MIMO Amarante com concertos exclusivos em Portugal

MIMO Amarante com concertos exclusivos em Portugal

A cidade de Amarante volta a ser palco do MIMO Festival Amarante que se realiza de 21 a 23 de Julho e conta com 52 actividades, entre música, cinema, programa educativo, fórum de ideias e poesia.

O brasileiro Rodrigo Amarante; os tuaregues Tinariwen; a cantora londrina, de origem caribenha, considerada uma revelação na música europeia, Ala.Ni; o cantor “maldito”, um dos nomes mais inquietos, inovadores, criativos e irreverentes da MPB, Jards Macalé; Hamilton de Holanda & O Baile do Almeidinha convida Mayra Andrade; o titã do ethio-jazz e o quinteto parisiense Girma Bèyènè & Akalé Wubé; a ‘artista do ano’ pelos Victoires Du Jazz 2016, os prémios franceses equivalentes aos Grammys, a baterista e compositora Anne Paceo, actuam em exclusivo no MIMO que conta ainda com a participação de Ricardo Ribeiro, Três Tristes Tigres, Filipe Raposo, Quarteto Arabesco convida Pedro Jóia e Coro da Câmara de Lisboa. Estas são as mais recentes confirmações do cartaz do qual já tinham sido reveladas os concertos exclusivos em Portugal de Herbie Hancock, Nação Zumbi e Céu; e ainda Manel Cruz e Richard Bona & Mandekan Cubano.

Pelo segundo ano consecutivo, o MIMO Festival Amarante oferece uma programação cultural e geograficamente diMversificada, com artistas de 10 nacionalidades (de Portugal, do Brasil, de França, da Etiópia, dos Camarões, de Cuba, dos EUA, de Inglaterra, de Cabo Verde e do Mali).

Além da música, fazem parte integrante do cartaz o Festival MIMO de Cinema que estreia em Portugal “Chico Science – Um Caranguejo Elétrico”, de José Eduardo Miglioli, e conta ainda com “Vinicius de Moraes – Um Rapaz de Família” de Suzana Moraes, “Tim Maia” de Mauro Lima, “Mudar de Vida: José Mário Branco, Vida e Obra” de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo, “I Love My Label – Discotexas” de António Sabino, Pedro Gonçalves e Igor Martins; o Programa Educativo com workshop de Anne Paceo, Ala.Ni, Rafael dos Anjos, oficina de Walter Areia e uma masterclasse com Pedro Jóia; o Fórum de Ideias com palestras de Manel Cruz, Nação Zumbi, Ricardo Ribeiro e Jards Macalé; a Chuva de Poesia com textos de poetisas de todo mundo como a nossa Sophia Breiner de Mello Andersen, a brasileira Ana Cristina César, a russa Marina Tsvietáieva, a norte-americana Emily Dickinson, a grega Safo e a indiana Rupi Kaur; e um Roteiro Cultural Guiado que visita a história, a tradição e a natureza de Amarante.

Abertas à comunidade de músicos e ao público em geral, as actividades do Programa Educativo e do Fórum de Ideias requerem uma inscrição prévia dada a limitação dos espaços onde se realizam. Os interessados devem inscrever-se em mimofestival.com até 9 de Julho.

De acesso gratuito, o MIMO Festival Amarante realiza-se de 21 a 23 de Julho no Parque Ribeirinho, Museu Amadeo de Souza-Cardoso, Igreja de São Gonçalo, Igreja de São Pedro, Centro Cultural de Amarante e Cinema Teixeira de Pascoaes.

Novidade este ano é o apoio da Santa Casa Misericórdia de Lisboa e a criação do programa “MIMO Sem Barreiras” que tem como objectivo facilitar a acessibilidade, a integração e a mobilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, durante o festival em Amarante. Para tal, haverá, por exemplo: informação em braille e guias videntes para acompanhar deficientes visuais; guias intérpretes de libras para atender surdos e/ou mudos; e uma área reservada para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida nos locais ao ar livre.

Depois do sucesso da edição de 2016, que contou com a participação de 24 mil pessoas, o MIMO Festival está a trabalhar para melhorar a experiência de todos os que visitam Amarante nestes três dias. A zona da alimentação, por exemplo, vai ser aumentada e a oferta será mais diversificada. Entre as propostas previstas destacam-se a comida japonesa, mexicana, venezuelana, sem glúten ou vegetariana, além dos tradicionais hambúrgueres, pregos, kebabs, crepes e gelados.

Fonte: Press Release
Foto: Lino Silva


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: Akalé Wubé, Ala.Ni, Anne Paceo, Céu, Coro de Câmara de Lisboa, Filipe Raposo, Girma Bèyènè, Hamilton de Holanda, Herbie Hancock, Jards Macalé, Manel Cruz, Mayra Andrade, Nação Zumbi, Pedro Jóia, Quarteto Arabesco, Ricardo Ribeiro, Richard Bona & Mandekan Cubano, Rodrigo Amarante, Tinariwen, Três Tristes Tigres


  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *