19 Ago 2015 a 22 Ago 2015

Mais 5 confirmações para Paredes de Coura

Mais 5 confirmações para Paredes de Coura

Hinds no dia 20, quinta-feira, Merchandise, Nicole Eitner and The Citizens e Grupo de Expertos Solynieve no dia 21, sexta-feira, e Holy Nothing no dia 22, sábado. Estas são as mais recentes confirmações para o Vodafone Paredes de Coura 2015 que decorre de 19 a 22 de Agosto. Com o cartaz praticamente fechado, a vigésima terceira edição do festival leva à Praia Fluvial do Taboão nomes de relevo como Slowdive, Tame Impala, The War On Drugs, Tv On The Radio, Lykke Li, Charles Bradley and His Extraordinaires, entre muitos outros.

Dos Estados Unidos chegam os imprevisíveis Merchandise, trio que se define nas margens do punk cinzento, do noise e do pop. Uma combinação aparentemente improvável mas que ganha nas mãos de Carson Cox, David Vassalotti e Patrick Brady uma complexidade e expressão aliciantes. Mais ainda depois de terem assinado pela 4AD para lançar After the End, um trabalho que estabelece novos padrões em relação a Total Nite de 2013 para afirmar sem qualquer máscara ou dissimulação o pop e revivalista dos anos 80.

Quem também não tem pudor e exibe orgulhosamente o seu garage rock, que já lhes valeu comparações com os Velvet Underground, são as madrilenas Hinds. Depois de alguns problemas legais com a utilização do nome Deers, Carlolotta Cosials, Ana García Perrote, Ade Martín e Amber Grimbergen decidiram abdicar do título antigo para abraçar uma nova identidade como Hinds. O projecto é ambicioso e o álbum de estreia deverá ver a luz do dia no final do ano. Enquanto isso, vão coleccionado elogios e críticas positivas de publicações de renome como a Pitchfork, The Guardian e NME. Ao Vodafone Paredes de Coura as Hindstrazem os singles de Demo, Barn e Davey Crocket, trabalhos que já suportaram as tours de The Libertines, The Vacines e Black Lips e que as fizeram viajar em tour pela Tailândia e Austrália.

Igualmente de Espanha chega o Grupo de Expertos Solynieve, projecto paralelo do líder da emblemática banda Los Planetas. O álbum de estreia, Alegato Meridional, é um tratado emocional muito ligado às raízes granadinas que exalta a luta contra as adversidades e os condicionalismos impostos, um cancioneiro bastante rico onde composições originais convivem com outras de artistas admirados pela própria banda. A naturalidade e uma certa insolência são a imagem de marca destes cinco hedonistas que à tradição musical e poética do mediterrâneo acrescentam o folk, o country e o rock anglo-saxónico. Na senda de álbuns pilares como Antiguo y nuevo, com um toque mais electrónico, ou a perfeição de El eje de la tierra, onde palavra e música desfilam em perfeita sintonia com as ideias da banda, surge agora Colinas bermejas, o EP que empurrou novamente o Grupo de Expertos Solynieve para os estúdios e que levará ao Vodafone Paredes de Coura a ideologia arrojada de um grupo que teima em quebrar barreiras em nome da liberdade de pensamento.

Do universo electrónico chegam os Holy Nothing, projecto do Porto que mistura projecções com sintetizadores, sustenta a palavra com imagens impactantes e funde música e cinema numa realidade expressiva bastante complexa. Desde 2013 a movimentarem-se pelos caminhos infinitos da música electrónica, e já com o aclamado EP de 2014 Boundaries na bagagem, o grupo prepara-se para lançar em Setembro o álbum de estreia Hypertext. O resultado de um ano intenso de composição e experimentação é aquilo que podemos testemunhar no dia 22 de Agosto no Vodafone Paredes de Coura, numa actuação com várias referências unificadas no método muito próprio dos Holy Nothing construírem canções.

A música nacional não se fica por aqui com a luso-alemã Nicole Eitner a prometer emocionar a Praia Fluvial do Taboão com a sua voz sublime, poderosa e ao mesmo tempo delicada. O percurso de Nicole comprova o talento natural desta compositora, pianista e cantora que em 2009 ganhou o 1º prémio do Festival SXSW no Texas para gravar nos emblemáticos Sun Studios de Elvis Presley, ou que em 2011, já ao lado dos The Citizens, actua em Cannes depois de vencer o Midem Off Showcase Competition. Fade to Shade é o terceiro álbum de Nicole and The Citizens, um disco que reflecte uma evolução estética em relação aos registos anteriores e que cria ambientes plenos de mistério e inquietude, nuances de um filme romântico a preto e branco.

Fonte: Press Release Ritmos


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: Grupo de Expertos Solynieve, Hinds, Holy Nothing, Merchandise, Nicole Eitner and The Citizens


  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *