23 Nov 2018 a 24 Nov 2018

Elisa Rodrigues, Cassete Pirata, Bejaflor, April Marmara e David Bruno no Super Bock em Stock

Elisa Rodrigues, Cassete Pirata, Bejaflor, April Marmara e David Bruno no Super Bock em Stock

Em novembro, o Super Bock em Stock vai receber alguns dos principais talentos da nova música portuguesa, artistas que garantem o futuro da produção nacional e que testam as convenções de cada género, surpreendendo o público com novas sonoridades. É o caso de Elisa Rodrigues, Cassete Pirata, Bejaflor, April Marmara e David Bruno, as mais recentes confirmações para o cartaz do Super Bock em Stock.

Nos últimos anos, Elisa Rodrigues acumulou muitas experiências de palco, integrando equipas de outros artistas portugueses ou assumindo o desafio em nome próprio. O seu disco de estreia, “Heart Mouth Dialogues”, editado em 2011, revela todo o seu talento. Sem nunca perder a identidade marcada pelo jazz, Elisa conseguiu trabalhar com influências muito distintas. Depois desse disco, Elisa foi recrutada para gravar com a banda britânica These New Puritans, assumindo essa responsabilidade no disco “Field Of Reeds”, editado em 2013, e acabando por manter esse posto de destaque na digressão intercontinental do grupo. Neste momento, a própria Elisa Rodrigues aponta o caminho do futuro: “Nos últimos tempos decidi dar-me espaço para experiências novas, colaborar com outras pessoas e renovar energias, mas não quero descurar o percurso a solo…” Ou seja, chegou a hora de um novo disco. “As Blue As Red” é um registo amadurecido, sim, mas que dispensa muitas invenções. Com dez temas originais, conta com a inspirada produção de Luísa Sobral e também com um núcleo de excelentes instrumentistas. “As Blue As Red” surpreende aqueles que já conhecem a artista de “outros carnavais” e seduz os muitos que começam agora a conhecer a voz de Elisa. O Super Bock em Stock é uma excelente oportunidade para conhecer ainda melhor este enorme talento da música portuguesa.

Os Cassete Pirata estrearam-se com o lançamento do EP homónimo em 2017. Atualmente estão na fase final de produção do seu disco e até já desvendaram uma das suas novas canções, com o vídeo de “Outro Final Qualquer”. Liderados por João Firmino (mais conhecido como Pir), vocalista e compositor da maior parte dos temas, os Cassete Pirara contam com a bateria de João Pinheiro (Diabo na Cruz, TV Rural), o baixo de António Quintino (Samuel Úria), a dupla única de cantoras e teclistas Margarida Campelo e Joana Espadinha, e contam ainda com o produtor musical Luís Nunes (aka Benjamim). Vindos maioritariamente das escolas de jazz de Lisboa e Amesterdão, os Cassete Pirata trazem as canções rock diretamente da juventude, canções que reprimiram durante o estudo das harmonias do jazz. O lirismo das melodias e o som psicadélico dos teclados vêm de quem juntou os Supertramp e os Melody’s Echo Chamber aos discos de Coltrane e Milton Nascimento. Com a sua sonoridade rock, os Cassete Pirata são reconhecidos como uma das mais promissoras bandas do panorama musical português. Em novembro, espera-se um concerto cheio daquela energia que marca o trabalho dos Cassete Pirata.

Do rock para o pop… Bejaflor é uma pequena criatura que habita a floresta do pop do nosso país, onde pulsam ritmos quebrados, além de vozes e harmonias sintetizadas por José Mendes, um jovem produtor com apenas 19 anos. O álbum de estreia homónimo de Bejaflor é composto por canções – na sua plenitude melódica e lírica – com uma estética pop em andamento eletrónico e com influências hip hop, mais modernas e sofisticadas. Na sua música, há ainda ecos de B Fachada, por exemplo, além da enorme vontade de dar a conhecer a sua própria voz, sem perder um apelo pop muito evidente ao longo deste registo de estreia. O disco já está disponível em todas as plataformas de streaming e há a oportunidade de ficar a conhecer melhor este Bejaflor já em novembro no Super Bock em Stock.

April Marmara é o solitário projeto de ghost folk cantado e composto por Bia Diniz. Com uma invulgar serenidade nos dedos e na pose, e com um registo vocal cuidado e arrepiante, April Marmara apresenta-nos as suas negras canções de amor. São canções sem espinhas ou gorduras desnecessárias – ora lembram as noites de vendaval vistas pela janela do quarto, ora lembram os passeios ao sabor da brisa das pálidas manhãs de Outono. São imagens e mais imagens que Bia Diniz canta sem qualquer pudor. Esta é música corajosa e, quem ouve, reconhece essa coragem, além da nostalgia, a solidão e a universalidade de quem escreve canções folk assim, sem qualquer afetação. Tudo isto é folk, e exatamente como folk deve ser, ou seja, solitário e bem cantado. A julgar por estas canções, o futuro de April só poderá ser brilhante. E o público do Super Bock em Stock vai confirmar todas estas expectativas, já no próximo mês de novembro.

E, por último, mais um projeto português – e este está cheio de portugalidade… David Bruno do Santos Besteiro, mais conhecido por dB, é um produtor português de Vila Nova de Gaia. Depois de dar a conhecer o seu talento em projetos como o Conjunto Corona, David Bruno apresenta-se agora com um novo projeto a solo. “O Último Tango em Mafamude” é uma obra multimédia, onde os samples de áudio e de vídeo dão origem a uma espécie de vídeo-álbum marcado pelo arrojo e pela originalidade. Com referências visuais nacionais e referentes às décadas de 80 e 90, este objeto artístico é uma ode a uma época dourada na história recente do nosso País, “onde a abundância, o ‘novo-riquismo’, os bons restaurantes, os cafés, os bares, os autarcas populistas, a construção, o crédito fácil e o bem estar da classe média floresciam… Tudo florescia, menos o amor que a cidade de Vila Nova de Gaia sentia pelo poeta David Bruno”, segundo o próprio David. Sendo assim, o artista abandona a cidade e, confrontado com esse amor não correspondido, decide contar toda a história num disco absolutamente imperdíve Assim como o concerto, no Super Bock em Stock.

O bilhete único válido para os dois dias do Festival encontra-se à venda na nossa Bilheteira Online, pelo preço de 45€, passando a 50€ nos dias do Festival.

 

Fonte: Press Release


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: April Marmara, Bejaflor, Cassete Pirata, David Bruno, Elisa Rodrigues


  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *