18 Jul 2017 a 29 Jul 2017

EDPCOOLJAZZ completa cartaz com Márcia, Rita Redshoes, Da Chick, Filipe Catto e Beatriz Pessoa

EDPCOOLJAZZ completa cartaz com Márcia, Rita Redshoes, Da Chick, Filipe Catto e Beatriz Pessoa

As canções (já) eternas de Márcia, bem como a consistência autoral de Rita Redshoes, passando pela força-funky de Da Chick e à novidade jazzy-pop de Beatriz Pessoa, o EDPCOOLJAZZ abre ainda espaço para novidades vindas do outro lado do Atlântico como é o caso do irreverente Filipe Catto. Em suma, todos contribuem de forma muito marcante para um programa de noites de excelência confirmadas para julho.

A edição do EDPCOOLJAZZ de 2017 demarca-se por apresentar dois espetáculos em todas as noites (14 concertos em 7 noites no total), numa forma de atribuir absoluta e vital importância aos artistas que sobem ao palco do festival. Reconhecido como um evento distinto em que o público usufrui de plateia sentada em harmonia com o património histórico, arquitetónico e paisagístico do festival, assim como o ambiente criado pelos dias quentes de julho, estes são alguns dos pontos que sempre fizeram do EDPCOOLJAZZ uma oportunidade impar de desfrutar de espaços únicos em consonância com música criteriosa.

Márcia

(18 de julho – Rodrigo y Gabriela – Jardins do Marquês de Pombal)

As canções são o ponto de partida no trabalho de Márcia. Aliás, como alguém já a definiu: uma “artesã de canções”. A matéria-prima que vem produzindo conquista públicos muito diversos através de uma abordagem cool e pop, com toques de indie. O último trabalho teve mão vinda do Brasil (o reputado Dadi – colaborador de Marisa Monte, Tribalistas e Novos Baianos) e foi com esse disco que alcançou um patamar de reconhecimento muito impar no panorama português. A noite termina com o espetáculo arrebatador de Rodrigo y Gabriela numa noite em que as canções e o virtuosismo cruzam-se no mesmo palco.

Rita Redshoes

(19 de julho – The Pretenders – Parque dos Poetas)

Pop, feminino, pessoal. Este é o trilho que Rita tem seguido na sua carreira. Construção de momentos pop, como um toque feminino muito assumido e consistente. Os discos e as atuações ao vivo comprovam essa mesma “consistência” de quem tem seguro o caminho que trilha. “Life is Huge”, “Mulher”, “Choose Love”, “Dream on Girl” e “Captain of My Soul” constituem momentos obrigatórios do espetáculo no Parque dos Poetas, numa combinação perfeita entre a classe intemporal dos The Pretenders com o charme de Rita RedShoes.

Da Chick

(20 de julho – Maceo Parker – Jardins do Marquês de Pombal)

Se a noite de 20 de julho tem o funk como paradigma, com um dos nomes mais sonantes da história da música mundial como é o caso de Maceo Parker, o nome Da Chick é certamente o ideal certo para dar início a uma sessão que será certamente uma das mais memoráveis da história do festival. Amantes de música funk, R&B, soul e dança é para eles que a noite está anunciada. Da Chick dá o mote para uma dança de horas dentro de uma locomotiva funky.

Filipe Catto

(23 de julho – Maria Gadú – Jardins do Marquês de Pombal)

O Brasil sempre teve presença forte na história do EDPCOOLJAZZ e a edição de 2017 reforça o facto com o misto de confirmação e reconhecimento (Maria Gadú), com a novidade fresca (Filipe Catto). Sobre Filipe Catto já se teorizou sobre os mais improváveis cruzamentos: de Ney Matogrosso a PJ Harvey, de Oscar Wilde a António Variações, passando por Cazuza. O artista brasileiro é um dos nomes de uma vaga de músicos que pretende tomar conta do panorama da música popular brasileira. O espetáculo ao vivo tem a energia e força de alguém que sabe que veio para ficar.

Beatriz Pessoa

(29 de julho – Jamie Cullum – Parque dos Poetas)

Jamie Cullum tem uma história rica com o EDPCOOLJAZZ. As memórias são muitas e o talento eternamente jovial do músico britânico fica para sempre marcado com o festival, até pelo facto de “apadrinhar” novos talentos como já o fez com Luísa Sobral anteriormente. Agora é a vez de Beatriz Pessoa. A definição jazz-pop tem certamente várias leituras, mas no caso de Beatriz Pessoa é realmente o ponto de partida. O repertório é feito de um universo de canções sofisticadas de quem tem na matriz jazz o início para a construção de músicas pop de voz de veludo. A rádio portuguesa já se rendeu a canções como “ You Know” e “Disguise”. É hora da plateia do EDPCOOLJAZZ desfrutar do que mais fresco se faz na música portuguesa.

 

Fonte: Press Release


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: Beatriz Pessoa, Da Chick, Filipe Catto, Márcia, Rita Redshoes


  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *