Como chegar a Cem Soldos – Tudo sobre o Bons Sons
A estação quente está instalada e o melhor da música portuguesa vai refrescar as tardes e as noites da Aldeia de Cem Soldos, pronta para receber os visitantes do BONS SONS 2015.
O campismo e parque de caravanas começam a receber campistas a partir de quarta-feira com direito a festa de recepção naquele que foi considerado o Festival Mais Sustentável de 2014. Por esse motivo a organização mantém a aposta nas medidas de redução de impacto local e ecológico.
Várias são as maneiras de chegar – de carro, de boleia, de comboio, de autocarro, de bicicleta, de burro ou a pé. Basta usar as coordenadas GPS: 39.586333,-8.451444
Para aceder ao Festival os visitantes podem escolher uma de 4 entradas, através dos acessos regulares da Aldeia de Cem Soldos: Entrada da Escola (Rua da Escola); Entrada da Calçada (Rua da Calçada); Entrada das Hortas (Rua dos Olheiros); e Entrada da Igreja (Estrada das Caldelas).
Como chegar a Cem Soldos de carro
Basta seguir as indicações de Tomar ou de Torres Novas para a Estrada Nacional 349-3 até Cem Soldos (Madalena). A aldeia conta com 20 zonas de parque de estacionamento na sua envolvente.
Como chegar a Cem Soldos à boleia
Em parceria com o Boleia.net e a BlaBlaCar a organização do Festival incentiva as pessoas à mobilidade sustentável rentabilizando as deslocações para Cem Soldos com partilha de viagem.
Como chegar a Cem Soldos de comboio
As estações mais próximas de Cem Soldos são Tomar e Paialvo. O Festival dispõe de Transfer de ligação entre as estações e o recinto de Festival.
Em parceria com o BONS SONS, a CP oferece 30% de desconto para viagens de ida ou de ida e volta, entre os dias 12 e 17 de Agosto de 2015, com destino a Tomar e Paialvo, nos serviços Intercidades, Inter-regional e Regional. Adicionalmente, o BONS SONS oferece 5€ de desconto no Passe 4 Dias, adquirido na bilheteira do recinto, aos visitantes que apresentarem um bilhete de ida e volta de comboio com destino às estações que servem o Festival.
Transfer
O BONS SONS disponibiliza um transfer de hora a hora para transportar os visitantes entre o Festival, Tomar (estação de comboios e estação de autocarros) e Paialvo (estação de comboios). Este serviço estará disponível dia 12 e 17 de Agosto das 10h às 21h e dias 13, 14, 15 e 16, entre as 10h e as 03h.
Festa de recepção ao campista
Dia 12 de Agosto, às 10h, o Campismo abre as portas aos visitantes que cheguem antecipadamente em busca do melhor lugar. Anexo à zona de campismo livre existe um parque de caravanas que dispõe de pontos de água potável para apoio à estadia destes visitantes.
Nessa mesma noite, a partir das 22h, DJ Ramiroquai e DJ Superfly estarão ao comando do som para aquecer os primeiros visitantes ávidos de festa.
Plano Ecológico
A Aldeia de Cem Soldos abre as portas para acolher o BONS SONS e partilha com os visitantes os seus espaços, rotinas e experiências. Este é um lugar especial, onde é necessário respeitar os habitantes, os seus lugares, ritmos e quotidianos. A organização mantém-se empenhada no crescimento sustentado do evento, procurando melhorar os serviços que presta, sem diminuir o sentimento de pertença dos habitantes de Cem Soldos.
Em 2014, o BONS SONS ganhou o prémio dos Portugal Festival Awards na categoria “Festival Mais Sustentável”. Procurando dar continuidade ao trabalho desenvolvido, nesta edição, a organização prossegue com a diminuição do impacto ambiental do Festival, construindo as suas estruturas reutilizando materiais e recursos locais disponíveis; reforçando o número de eco-pontos no recinto, na tentativa de reduzir e encaminhar correctamente os resíduos produzidos e criando um sistema de recolha e encaminhamento de óleos alimentares obrigatório aos serviços de restauração.
Adicionalmente, o BONS SONS incentiva o público a seguir algumas práticas que pretendem contribuir para este esforço:
- Promove-se a redução substancial de copos de plástico através de:
- Utilização da caneca metálica própria
- Disponibilização de caneca reutilizável (no final do festival pode ser devolvida com retorno da caução)
- Promove-se a redução de pontas de cigarros no recinto com a disponibilização de cinzeiros portáteis;
Viver a aldeia
O recinto dispõe de vários pontos de restauração numa oferta ampla e diversificada. O visitante encontrará comida regional, refeições ligeiras, opções vegetarianas, produtos biológicos, tascas e adegas tradicionais, bares variados e petiscos para comer sentado ou a caminho dos palcos.
O objectivo é sair da rotina, desfrutar da música portuguesa em pleno e descobrir os segredos desta Aldeia.
Fonte: Press Release Bons Sons