Cartaz completo dos Palcos do Museu do Fado no Caixa Alfama
Pelo quinto ano consecutivo, o Fado volta a cumprir o seu destino: ser a estrela maior no coração de Lisboa, no bairro de Alfama. Dias 15 e 16 de Setembro, o Festival Caixa Alfama está de regresso, com dez palcos espalhados pelo bairro, onde há espaço para as diferentes facetas do próprio Fado. Para revelar essa diversidade o Festival conta com a preciosa parceria do Museu do Fado, responsável pela programação dos palcos no Largo Chafariz de Dentro e no Auditório do Museu.
No Largo do Chafariz de Dentro, a antecâmara do Festival, de entrada livre, é feita pelo trinar das melhores guitarras. No primeiro dia, 15 de setembro, essa tarefa fica a cargo de Luís Guerreiro e Pedro de Castro. O primeiro vem a Alfama mostrar todo o seu talento, um virtuosismo que já acompanhou nomes como Mariza, Camané, António Zambujo ou Carminho. Luís Guerreiro prepara também um disco a solo, outro motivo de interesse para este seu concerto no Largo Chafariz de Dentro, onde também vai atuar Pedro de Castro. Domina a guitarra portuguesa com a agilidade e mestria de quem nasceu já com essa vocação, e é constantemente requisitado para acompanhar à guitarra grandes vozes, como Ana Sofia Varela, Helder Moutinho, Ricardo Ribeiro, Katia Guerreiro, João Braga ou Celeste Rodrigues.
No dia 16, os melhores guitarristas do país continuam a ser o grande destaque deste palco. José Manuel Neto, uma das grandes referências da guitarra portuguesa, prepara um concerto imperdível, cuja base vai ser seu primeiro disco a solo: “Tons de Lisboa”. Paulo Soares, um dos mais versáteis guitarristas de sempre da guitarra portuguesa, tem estado sempre presente nos mais importantes festivais da especialidade e vai levar a Alfama as nuances de um instrumento cujo som é hoje património mundial reconhecido pela UNESCO.
O Auditório do Museu do Fado é o palco ideal para ouvir as vozes das jovens fadistas que garantem o presente e o futuro do Fado. Dia 15, Matilde Cid promete dar a conhecer uma voz que amadurece no ambiente boémio da capital do Fado. Teresinha Landeiro é uma das fadistas mais representativas da nova geração da Canção de Lisboa. É por muitos considerada como a voz que vai trazer-nos uma lufada de ar fresco, transportando-nos a tradição e a raiz do passado para um presente que nos faz ter saudades do próprio futuro. E o Futuro é já dia 15 de setembro no Caixa Alfama.
E se o primeiro dia neste palco é imperdível, o segundo tem o mesmo apelo. Nathalie regressa ao Caixa Alfama, depois do lançamento do disco “Fado Além”, um álbum em que a fadista luso-descente mostra toda a sua garra e talento. Nathalie prepara novo disco para 2017, com produção de José Mário Branco, e o Auditório do Museu do Fado é o lugar ideal para ficarmos a conhecer essas novidades. E por falar em novidades, também Tânia Oleiro promete levar o seu primeiro disco, “Terços de Fado”, até Alfama. Mas não se fica por aí. A fadista promete um momento de partilha, com a estreia de temas inéditos como o single: “Nova Rosa da Mouraria”.
Fonte: Press Release