Um espectro de emoções e cor – Baroness no Lisboa Ao Vivo

Um espectro de emoções e cor – Baroness no Lisboa Ao Vivo

Passados dois anos da sua primeira visita à capital, com passagem pelo Paradise Garage, os americanos Baroness regressaram a Lisboa no passado dia 27 de Junho, desta vez no palco do Lisboa ao Vivo e fazendo-se acompanhar pelos portugueses Process Of Guilt. Mesmo na ausência do baterista Sebastian Thomson, comprometeram-se a render o público português com a versão acústica da sua conhecida (e colorida) discografia e nós estivemos lá para ver.

O concerto tinha início marcado para as 21h00 e foi sem grande demora ou atrasos que nos deslocámos até bem perto do palco, para que os Process Of Guilt nos pulverizassem ao som do seu mais recente trabalho Black Earth. O álbum saiu em Setembro do ano passado e desde então que os eborenses continuam na estrada, convencendo qualquer um das verdadeiras razões para o seu lugar de destaque no panorama do metal nacional. Depararam-se com uma sala já bastante composta, dividida entre fãs e curiosos, que rapidamente se rendeu à lenta cadência da bateria, tão bem acompanhada pelos riffs colossais de guitarra e o registo vocal impenetrável de Hugo Santos. Uma viagem curta, mas intensa, que terminou com fortes e merecidos aplausos da parte dos presentes.

Depois de um curto intervalo e sem que se notassem grandes alterações ao nível de lotação da sala, voltavam a apagar-se as luzes e fazia sentir-se o burburinho que acompanhava a expectativa de ver os Baroness num registo acústico, depois de uma emergência que obrigou o baterista a voar de volta para casa. O público reagiu de imediato às primeiras movimentações, quando John Baizley e Gina Gleason ocuparam dois bancos em pontas opostas do palco, acompanhados pelas suas guitarras. Rapidamente John se dirigiu ao público, justificando que uma das desvantagens de estar tanto tempo em tour é perder algum controlo do que se passa em casa, mas que mesmo assim encontrara razões suficientes para manter esta data em Portugal e brindar os fãs com um concerto mais intimista, com versões nunca ouvidas de temas tão conhecidos.

Embora com uma setlist bastante mais curta do que a apresentada há dois anos, foi com a maior entrega e dedicação que nos brindaram com mais de uma hora de concerto. A actuação debruçou-se sobre os álbuns Yellow & Green e Purple, e foi com o tema March to the Sea que se manifestaram as primeiras reacções mais efusivas. As teclas de Nick Jost também mereceram destaque em grande parte dos temas, não faltando entre eles Little Things e Chlorine & Wine. Escusado será dizer que, depois de um carinhoso apelo do vocalista, todos os temas se fizeram acompanhar pela voz de um público rendido em uníssono. If I Have To Wake Up (Would You Stop The Rain?) obrigou Baizley a gastar alguns minutos a recordar o acidente que marca a história da banda e partilhar com todos os presentes um momento mais emocional.

Claramente confortável com os palcos e público português, Baizley referiu a facilidade com que a banda tornava um tema de rock num tema country, sempre em tom de piada. Fez também referência ao concerto de 2016, aproveitando para partilhar o seu amor pela cidade de Lisboa, mencionando ainda que aquele terá sido “um dos melhores concertos da banda.” A clássica Eula fez as delícias de todos os presentes, tocada em tom de despedida, mas a banda voltaria a subir ao palco para um curto encore, onde as vozes se uniram novamente para entoar Shock Me.

Um concerto onde se demonstrou, e reforçou, a cumplicidade entre o público português e a banda, deixando apenas espaço para aquela pequena ansiedade causada pelo desejo de um regresso em breve.

Texto: Andreia Teixeira
Edição: Daniela Azevedo
Fotos: Alexandre Paixão


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: Baroness, Process Of Guilt

  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *