5 Jul 2019 a 6 Jul 2019

Sam The Kid e convidados e curadoria ForteNorte by Maze no Sumol Summer Fest

Sam The Kid e convidados e curadoria ForteNorte by Maze no Sumol Summer Fest

Um dos momentos que mais caracteriza o cartaz do Sumol Summer Fest a cada edição é o espectáculo único e irrepetível. Em 2019, Sam The Kid toma conta do Palco Sumol e traz consigo todos os convidados que participaram no álbum “Mechelas”, do MC de Chelas. Um espetáculo que dificilmente se poderá ver recriado noutro contexto, com a presença de todos os artistas que Sam The Kid convidou para fazer parte, não só do álbum, mas também deste espetáculo, preparado para ser apresentado no Sumol Summer Fest.

Sam The Kid apresenta “Mechelas” é um espetáculo pensado por Sam The Kid em exclusivo para o Sumol Summer Fest. Este será um concerto de apresentação na íntegra do álbum “Mechelas”, que contará com a presença de todos os convidados que participaram no disco, editado por Sam The Kid no final de 2018.

Sam The Kid é o produtor e host deste espetáculo, que receberá em palco Bispo, Blasph, Bob da Rage Sense, Boss AC, Classe Crua (Bware Jack), Daddy-o-Pop, Ferry, Francis Dale, GROGNation, Karlon Krioulo, Lancelot, Maze, Muleca XIII, Nameless, Phoenix RDC, Sir Scratch e Zuka.

Sam The Kid será o único elemento presente em palco ao longo de todo o concerto, onde será recriado o ambiente de Chelas, levando ao Sumol Summer Fest todo o espírito e cenário que tem acompanhado o seu trabalho, não só a título pessoal, mas também em nome da construção e evolução de uma parte da história do hip hop nacional.

Reunir todos estes artistas em palco será um marco na história do hip hop. Um momento único e histórico, absolutamente a não perder, no Sumol Summer Fest.

Palco Quiksilver com programação de Música e Street Art – o Porto invade o Sumol Summer Fest com a curadoria ForteNorte by Maze

A Embaixada Artística do Porto está prestes a tomar de assalto o Sumol Summer Fest! Aos comandos desta ofensiva, dois coletivos de força: a Monster Jinx e a XXIII, responsáveis pela organização dos dois principais eventos noturnos da cidade do Porto. Duas marcas, dois géneros musicais, um coletivo de artistas e de fiéis militantes que fazem destas festas verdadeiros símbolos da noite Portuense. Esta muralha defensiva, que pretende instalar-se num dos maiores palcos do país e que retrata uma reunião de tropas, é também o unir de forças em prol da afirmação de uma identidade tão especial que é a da Invicta.

O termo ForteNorte, que nos pode foneticamente remeter para o conhecido Fortnite, tem a vantagem de potenciar a mnemónica do nome pois a inversão de NorteForte também funciona. É um conceito memorável, que carrega em si a honestidade das gentes do Porto, sendo simultaneamente um termo que faz parte da gíria da cidade “Este line-up está mesmo forte!”. A partilha entre todos os envolvidos torna-se ainda mais significativa quando se junta a este movimento dois dos mais requisitados artistas de street art do Porto, Laro Lagosta e Oker, que vão pintar 1 mural 3x2m , respetivamente, no recinto do Festival.

Monter Jinx: SlimCutz e E.A.R.L. (DJ Sets)

A Monster Jinx é simultaneamente um coletivo artístico e uma plataforma de edição e distribuição de música, dedicada ao lançamento de sonoridades independentes e de ideias descomprometidas. Fundada no ano de 2008, conta com mais de 40 lançamentos, sempre com a Independência como base e veículo motor para os seus artistas. Alberga músicos, MCs, DJs, produtores, ilustradores, fotógrafos e videógrafos, tornando assim uma equipa multi-disciplinar em algo superior à soma das suas partes. No Sumol Summer Fest, será representada pelos DJs SlimCutz e E.A.R.L.

SlimCutz é um daqueles casos em que o nome parece ter mais idade do que o próprio artista. É, de facto, um jovem, mas conta com um currículo invejável. Começou por brincar com o gira-discos dos pais em miúdo, e essa paixão nunca mais o largou. A sua fama espalhou-se rapidamente, com a presença nas cabines de todo o país. O sucesso foi imediato, sabendo conjugar, como poucos, energia e técnica em cada umas das suas atuações. SlimCutz é também responsável pela editora Monster Jinx.

Natural do Porto, E.A.R.L. procura constantemente novas sonoridades a partir dos sons mais antigos. Apesar da enorme paixão que tem por colecionar discos, também não descura a pesquisa via web. A busca pela compreensão do espaço e do tempo é algo que transparece na música que faz. De E.A.R.L. enquanto DJ podemos esperar sets focados no hip hop mais tradicional, com a certeza de que nos garante momentos bem dançáveis e nos obriga a fazer aquele ar de quem acabou de ouvir um tema que já não ouvia há muito tempo, acabadinho de sair do baú de E.A.R.L.

Puro L (Live Act)

Daniel, ou Puro L, aparece no panorama musical em 2005. E em 2010 já contava com mais de 130 temas já gravados, alguns trabalhos que se tornaram virais e muito burburinho nas redes sociais. Em 2015 sai o primeiro álbum, “O Último Mortal”, que esgota a sua edição física no espaço de um mês e meio. Em 2017, depois de concertos por todo o país, é lançado o novo EP de Puro L, com as participações de Dekor, Stereossauro e DJ Casca. Atualmente, Puro L está na estrada com um espetáculo que nos transporta para a génese do hip hop, acompanhado de DJ Flip, MCs Dekor e Able.

Laro Lagosta (Street Art)

Laro Lagosta é natural de Bela, histórica vila de Ponte de Lima. Vive no Porto e faz parte da “powerhouse” Prozis, integrante da equipa de “fashion intelligence”. Ilustrador e designer gráfico, o seu trabalho vive e respira internet. De sapatilhas gigantes a memes com esqueletos, os seus desenhos são muitas vezes o reflexo dos feeds de Instagram, dos “beefs” nos comentários e ainda dos desgostos consumistas no território do hype e da cultura pop. A sua convicção está assente na mudança e na evolução.

XXIII: Torres e Noia (DJ Sets)

A XXIII é um coletivo de criativos fundado em 2015 pelo Torres e pela Noia, que promove uma cena musical suburbana com referências de funk brasileiro, hip hop, dancehall, gqom, vogue e hard drums, com a colaboração de DJs, produtores, designers e fotógrafos. Quem conhece a XXIII sabe que as suas festas são uma lufada de ar fresco pela curadoria musical que apresentam e que o trabalho que desenvolvem se estende para fora da pista de dança com as suas guestmixes e editora online.

Torres é um dos nomes mais fortes da música de dança na zona do Porto – e também à escala nacional. Com muitos anos de pista, sempre entre beats e baile, Torres tem uma sensibilidade única para conquistar o público graças ao seu talento e ao seu carisma.

O presente e o futuro da música de dança feita em Portugal estão garantidos graças a nomes como Noia. A jovem Francisca Cunha, Noia para o mundo da música, navega entre várias sonoridades clubbing: afrobeat, vogue, gqom, entre outros estilos.

Cálculo (Live Act)

Cálculo é um nome obrigatório quando falamos de hip hop feito em Portugal. O rapper e produtor da editora FADED, conta com mais de uma década de carreira na cena urbana nacional. Depois de editado o primeiro álbum, “A Zul”, em 2015, volta agora em força com o novo trabalho “Tour Quesa”, um disco antecipado pelos singles “Salvar o Mundo”, “Saíste” e “Estrelas”. Aclamado como um dos produtores mais influentes a nível nacional, já produziu para artistas já bem conhecidos, tais como GROGNation ou Mundo Segundo. O show de Cálculo é uma “multiplicação” de emoções fortes, onde só a má vibe se subtrai – agora é só fazer as contas…

Oker (Street Art)

Mário Fonseca a.k.a Oker é um artista do Porto cujo trabalho é refletido em diferentes áreas: graffiti, arte urbana, ilustração, design gráfico e fotografia. A versatilidade define os seus trabalhos e projetos, mostrando diferentes abordagens estéticas nas suas peças. Mistura linhas orgânicas e personagens animadas, combinando texturas e formas abstratas que dão um look limpo às suas composições.


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: Cálculo, E.A.R.L., Noia, Puro L, Sam the Kid, SlimCutz, TORRES


  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *