Reggae & Happy People – Reportagem no concerto dos SOJA no MEO Arena

Reggae & Happy People - Reportagem no concerto dos SOJA no MEO Arena

Formados em 1997, na Virginia, os SOJA [Soldiers of Jah Army] contam com meia dúzia de albuns de estúdio na bagagem. O último álbum, Amid the Noise and Haste, é composto de dezassete músicas e conta com participações especiais de outros artistas, como Nahko, Bobby Lee, Anuhea & J Boog.

Os italianos (e giros!) Mellow Mood asseguraram a primeira parte e estrearam-se nos palcos portugueses. Traziam “na manga” o seu trabalho Twinz, no qual contaram com a participação de Richie Campbell, Inna Jamaica. Infelizmente, não tivemos oportunidade de ver Richie a partilhar o palco com a banda; ainda assim, este foi um dos grandes momentos protagonizados pelos Mellow Mood que souberam aquecer o público para os cabeça de cartaz.

Não foi a primeira vez que os SOJA estiveram em Portugal – e não será certamente a última. Lisboa não correspondeu em número, como aconteceu em Novembro de 2012, com o concerto esgotado no Coliseu. Ainda assim, o público presente conseguiu marcar presença e acompanhar a banda, sempre com um ar feliz e de bem com a vida.

O concerto abriu com Tear it down, numa altura em que a plateia já se encontrava composta. Sensivelmente a meio do concerto subiu ao palco Richie Campbell, para cantar Not done yet, Prison Blues e Tell me. Esta última foi acompanhada pelo público, do princípio ao fim. Podem não ter sido capazes de esgotar o Meo Arena; todavia, os fãs presentes souberam fazer a festa e acompanhar uma banda que sabe estar em palco e com o público.

20141016225239-soja_meoarena-0184

Jacob Hemphill vocalista e compositor (líder) e os seus soldados assumem a inspiração Rastafari, como um modo de vida – é isso que tentam traduzir para a sua música, cuja sonoridade acolhe e descontrai. As suas músicas apelam à paz, à felicidade e ao ânimo necessário para persistir contra as injustiças. Misturamos isto tudo com uma pitada de “orégãos” e rapidamente compreendemos que podemos viver num mundo melhor – pelo menos, durante o tempo do concerto.

SOJA não é só para vegetarianos, desenganem-se. Ao reggae junta-se o hip hop, o rock, o seitan, o tofu e um bife de lombo, se assim o desejares. A onda é “seja bem-vindo quem vier por bem”. É entrar e deixar que a música nos invada.

A noite terminou com o MEO Arena invadido de elefantes cor de rosa, a saltitar de nenúfar em nenúfar. Pronto, estou a brincar. A noite terminou, sim, com Here I am, acompanhado de isqueiros acessos e luzes de telemóveis – o que fez com que durante alguns minutos, o Facebook e o Instagram registassem uma diminuição drástica de publicações de selfies. De facto, é impossível ficar indiferente à quantidade de pessoas que não largam os telemóveis ou máquinas fotográficas durante os concertos.

A dada altura, a nossa equipa teve o privilégio de assistir às dezenas de tentativas de tirar “aquela foto” por parte de dois jovens brasileiros (percebemos isso mais tarde, pois trocamos algumas palavras com eles). O sorriso, concerto a acontecer “lá atrás” e o amigo que não conseguia tirar uma foto decente ao outro amigo. E assim estiveram, perto de meia hora em modo sorri, flash, vê foto, não está ok, repete, sorri, flash, vê foto, não está ok, repete, sorri, flash, vê foto, não está ok, repete… Perante o desespero, decidimos ajudar. O Marco pegou na sua  máquina e fez magia. “UAU”, exclamou um dos rapazes. “O meu amigo aí não tira nem uma foto decente”. Podes sempre trocar de amigo por um daqueles que compreenda que tirar fotografias num ambiente de concerto, sem flash e em contra-luz… tem tudo para correr menos bem, mesmo com o cheiro intenso a “orégãos” . If you know what I mean.

20141016230851-soja_meoarena-0210

No dia 17 de Outubro, os Soldados (da paz e da felicidade) rumam até ao Coliseu do Porto, para um concerto que, segundo consta no Twitter, se encontra esgotado.

Setlist - SOJA - MEO Arena, Portugal

Vê todas as fotos do concerto dos SOJA no MEO Arena.

Joana Rita  

Joana Rita é filósofa, criadora de conteúdos, formadora e investigadora. Ah! E uma besta muito sensível.


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: Mellow Mood, Richie Campbell, SOJA

  • Partilhar:

3 Comentários

  1. Miguel diz:

    Boa review. Estive lá e concordo contudo.
    Desde a boa onda dos SOJA… ao exagero atual da procura da Selfie que deixará os amigos (e inimigos) com um pouquinho de inveja! … é incrível a tendencia atual para dar mais importancia ao telemovel do que ao que está a acontecer à nossa frente e que por sinal foi uma noite muito agradável!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *