12 Jun 2015 a 13 Jun 2015

Novas confirmações no Caixa Ribeira: Júlio Resende, Maria Ana Bobone e outros

Novas confirmações no Caixa Ribeira: Júlio Resende, Maria Ana Bobone e outros

Vão sendo desvendadas as actuações para as noites de 12 e 13 de Junho na 1ª edição do festival Caixa Ribeira. Hoje anunciam-se novas confirmações: Júlio Resende, Maria Ana Bobone, Raquel Tavares, Ricardo Ribeiro & Rabih Abou-Khalil e Rodrigo da Costa Félix.

Pianista de mãos cheias, Júlio Resende chegou à capital em 2001 onde começa a espalhar a sua magia pelas paredes do Hot Clube Portugal. O seu talento era inegável, mas a sua paixão pela música fez com que quisesse aprender com os melhores do Hot Clube, da New School for Jazz and Contemporary Music, da Berklee College of Music e da Bill Evans Academy durante o tempo que passou em Paris na Université de St. Denis – Paris VIII a estudar Jazz. Em 2013, quebrou barreiras e arriscou um dueto virtual com Amália Rodrigues no novo arranjo de “Medo” que Júlio Resende incluiu no seu álbum “Amália Por Júlio Resende”. Em Junho estará também ele no Caixa Ribeira.Outra presença certa na 1ª edição do Festival será Maria Ana Bobone. Também com formação em piano, Maria Ana é hoje reconhecida como uma das melhores intérpretes dos nossos dias. Tem tocado nas melhores salas, do país e também no estrangeiro. Com seis discos na bagagem, em 2012 lançou “Fado & Piano” em que compôs, escreveu, cantou, tocou ao piano e fez os arranjos de todos os temas que constituem o registo.

Surpreendente, será certamente a atuação destes dois grandes artistas no Caixa Ribeira, Ricardo Ribeiro e Rabih Abou-Khalil. O libanês, depois de gravar com os grandes nomes do jazz, com músicos tradicionais árabes, com quartetos de cordas clássicas e músicos arménios, de escrever obras para orquestras sinfónicas pela BBC Orchestra, de Londres e pela Ensemble Modern, da Alemanha resolveu vir para Portugal e acabou por descobrir a voz ímpar de Ricardo Ribeiro. Em conjunto, o Fadista canta as composições de Abou-Khalil como se fossem suas, domina os complicados ritmos e as invulgares melodias com total facilidade e irão mostrar isso mesmo no Caixa Ribeira.

Vencedor do Prémio Amália em 2014 com o seu último disco “Fados de Amor”, Rodrigo da Costa Félix é outro dos nomes incontornáveis do Fado Português que não poderia deixar de estar presente na 1ª Edição do Caixa Ribeira. É um dos fadistas percussores do novo fado, um dos cantores herdeiros da grande tradição masculina do fado de Lisboa e um dos que tem um futuro mais promissor. Com dois álbuns editados e muitos espetáculos de grande dimensão como o do guitarrista Mário Pacheco no Palácio de Queluz em 2005, onde cantou ao lado de Mariza, Camané e Ana Sofia Varela, de que resultou a gravação de um CD/DVD premiado pela revista Songlines, Rodrigo da Costa Félix é mais um nome de peso para o Caixa Ribeira.

Para finalizar esta vaga de confirmações, e para o Pátio das Nações do Palácio da Bolsa, a poderosaRaquel Tavares. Em estúdio, a preparar o seu novo álbum para alegria de todos os apreciadores da sua voz inconfundível, Raquel é um dos nomes maiores da música nacional. A cantar desde os 5 anos, aventura-se aos 17 pelas mãos do ‘Rei do Fado’, Fernando Mauricio, em casas de Fado. Em 2006 edita o seu disco de estreia “Raquel Tavares”, que lhe vale de imediato os prémios Amália Rodrigues e Casa da Imprensa na categoria Revelação e a partir daí constrói uma sólida carreira a nível nacional e internacional. Em 2015, pisará o palco do Caixa Ribeira onde mostrará certamente alguns sons do seu novo trabalho.

A Fadista Carolina que tinha a sua atuação agendada para o Pátio das Nações, actuará também no Palácio da Bolsa, mas no Salão Árabe tal como Júlio Resende, Maria Ana Bobone, Ricardo Ribeiro & Rabih Abou-Khalil e Rodrigo Costa Félix.

Fonte: Press Release Música no Coração

 


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: Júlio Resende, Maria Ana Bobone, Rabih Abou-Khalil, Ricardo Ribeiro, Rodrigo Costa Félix


  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *