Meio Metro de Pedra, no Sons de Vez
Antecipando o primeiro concerto de auditório dos Keep Razors Sharp, a organização do Festival Sons de Vez agendou a projecção do documentário “Meio Metro de Pedra”, do realizador Eduardo Morais. E ainda bem que o fez.
Eduardo Morais escreveu, produziu, realizou e editou uma pérola, uma pequena joia no que ao Rock ‘n’ Roll feito em Portugal desde a década de 50 diz respeito. Filmado em preto e branco, com interlúdios como se de uma rádio se tratasse, a mudar de disco entre décadas. Eduardo entrevista ícones, músicos, produtores, radialistas, de modo a contar e enquadrar a cena Rock ‘n’ Roll nacional.
Desde os primeiros ídolos vindos do então Ultramar, influenciados pelas colonias britanicas vizinhas, passando pelos anos 80 mais underground, até às novas gerações inspiradas pelos anteriores, onde as fronteiras de estilos se diluem. Desde Moçambique, passando por Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e restante território nacional. Do Ye-Ye-Ye ao Punk, do Rockabilly ao Pop Rock, a viagem é contada soberbamente, com episódios de uma vida na estrada, de censura e festivais, de guitarras emprestadas a tardes na rádio.
Recomendado para melómanos e não só, para todos os que quiserem conhecer uma faceta muito ignorada do Portugal que, afinal, nunca foi só Fado.
Aqui fica o documentário completo:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=ygQ7BObIj7M]