Estamos aqui, Iémen! – Concerto solidário junta artistas nacionais

Estamos aqui, Iémen!  - Concerto solidário junta artistas nacionais

O Concerto solidário Estamos aqui, Iémen! é uma iniciativa da artista Cláudia Semedo em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, que tem como objetivo tornar visível a condição humanitária do Iémen e criar um evento para angariar fundos para as missões da organização não governamental Médicos Sem Fronteiras.

A iniciativa conta com um espetáculo de música, vídeo e palavra, com artistas confirmados como Ana Moura, Branko, Capicua, Carlão, Chulage, Dino D’ Santiago, Márcia, Mayra Andrade, Sara Tavares e Selma Uamusse. Toda a receita conseguida através de donativos e bilhetes para o espectáculo destina-se ao apoio do Fundo de Emergências da Médicos Sem Fronteiras naquela região do globo.

Toda a ajuda que se possa dar a um país cuja esmagadora maioria da sua população necessita de assistência alimentar, onde as estruturas que garantem o acesso a direitos básicos essenciais foram destruídas e milhares de crianças sucumbem desnutridas, é pouca. O Estamos Aqui, Iémen! nasce como resposta ao estado de emergência em que esse país se encontra. Surge agora porque o agravar desta, que é apontada como uma das maiores crises humanitárias deste século, assim o exige. Fez-me sentido desafiar músicos a juntar a sua voz a esta causa porque a música não conhece fronteiras e tem a capacidade de captar a atenção de quem a escuta, com uma facilidade que nem sempre existe quando tentamos aproximar realidades geograficamente distantes e tornar nossas dores aparentemente alheias.

avança Cláudia Semedo.

Destruído por 5 anos de guerra civil, com unidades de saúde disfuncionais, sistemas de água e saúde em colapso, afetado pela pandemia, por surtos de cólera, com 80% dos 24 milhões de habitantes a necessitar de assistência alimentar e uma quebra significativa na ajuda humanitária, o Iémen vive uma das maiores crises humanitárias deste século.

Dia 12 de Setembro, no Capitólio, é apresentado um espetáculo que procura ajudar e mostrar as necessidades de um país que vive no limite da sobrevivência.

 

Fonte: Press Release


Ainda não és nosso fã no Facebook?

  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *