Equaleft – We Defy
Fica desde já o aviso: We Defy dos Equaleft é um disco do camandro! É um autêntico calhau no marasmo que, por vezes, se torna a cena “underground” portuguesa! Este é, para já, um dos lançamentos do ano (e ainda só estamos em Fevereiro!).
Em We Defy os portuenses apresentam um trabalho solidamente construído. Com a entrada de André Matos para os Equaleft a banda ganhou uma maior diversidade musical e tem, por estes dias, uma das melhores secções rítmicas deste cantinho à beira-mar plantado, onde também Marco Duarte assume um papel preponderante.
Depois do sucesso de Adapt & Survive (2014) este We Defy é (mais) uma prova do talento desta banda que vai buscar as suas influências a The Dillinger Escape Plan, Meshuggah mas onde há espaço para muitos metais diferentes.
Miguel Inglês tem aqui um dos seus melhores desempenhos e é isso que se percebe em faixas como Before Sunrise, desde logo a abrir, mas principalmente em Mindset (um dos temas mais intensos), Endless (no extremo oposto) ou Strive (simplesmente electrizante a “catchy”).
Se ainda existirem dúvidas do que são os Equaleft são hoje, basta escutar o single Overcoming para se perceber o que é a banda em 2019. Destaque, ainda, para a recuperação de Uncover The Masks, do EP de 2010, e que conta com a participação de José Pedro Gonçalinho sum saxofone esquizofrénico.
Sendo este um disco do camandro resta-nos a audição atenta e em doses generosas de uma das melhores bandas nacionais da actualidade.