David Guetta no Estádio de Quarteira, Vilamoura, a 14 de Agosto

David Guetta no Estádio de Quarteira, Vilamoura, a 14 de Agosto

Organização PEV ENTERTAINMENT e UAU, em estreita parceria com a CÂMARA MUNICIPAL DE LOULÉ, esta promete ser a festa que vai parar o Algarve.

A RÁDIO COMERCIAL também se vai associar a este evento e promete animar ainda mais a festa. Uma noite que promete ser memorável no Estádio de Quarteira em Vilamoura.

DAVID GUETTA, desempenhou um papel importante em tornar a “dance music” num habitué dos tops das tabelas nos dias de hoje. O seu impacto é impossível de ignorar ou subestimar. Pode ser incluído no grupo de elite de Super produtores cujo som é sinonimo de uma era – como Trevor Horn, Rick Rubin ou Dr Dre.

Com o novo álbum “Listen” Guetta está a anunciar o fim desta era – e a indicar o caminho da próxima. Já chegou ao número 1 do top do iTunes desde o seu lançamento, assim como atingiu o nº1 nos álbuns de dança nos EUA e Reino Unido, cimentando ainda mais o título de “melhor do mundo”.

“What I Did For Love” com a vocalista líder no Reino Unido – Emeli Sandé, deu um toque emotivo numa balada tradicional, que uniu cordas ágeis com elementos electrónicos. “Adoro esta mulher”… diz David Guetta sobre o trabalho de Emeli Sandé: “Ela é muito talentosa e uma pessoa maravilhosa”[…] queria poder trabalhar com ela durante muitos anos, ela é incrível”. “What I Did For Love” começa com notas de piano suaves e constrói-se lentamente com o alcance vocal e fenomenal de Sandé – mas a verdadeira magia reside na combinação harmoniosa de David Guetta e Emeli Sandé, provando uma vez mais que Guetta continua a ser um verdadeiro mestre das pistas de dança e como levou a musica electrónica tão longe. “Listen” o seu último álbum reafirma o desejo de fazer música que une as pessoas.

O Som da electronic-dance-music (EDM), em que foi pioneiro, domina o mundo. A EDM, aconteceu ao mesmo tempo da quebra da economia mundial, e criou uma oportunidade de optimismo e escape na cultura pop. Mas, como pioneiro Guetta está à frente da tendência. “Eu preciso de criar novos sons,” disse ele. “Listen é completamente diferente de tudo o que eu fiz anteriormente.”

Listen esteve três anos a ser feito, num estúdio em Londres, LA e Ibiza, onde Guetta vive, como também na estrada. Compor e escrever “beats” no seu computador durante as viagens entre locais exóticos tornou-se normal para os DJ-produtores superestrelas, e Guetta não tem sido excepção (ele tem residências no XS e Encore em Vegas, Ushaua e Pacha em Ibiza, e actua para milhões a volta do mundo). Listen é sofisticado, variado e emocionante, uma colecção de músicas clássicas. Não é só altos (picos) e festas na piscina – existem momentos de incerteza e introspecção.

“É espectacular trabalhar com pessoas famosas,” diz Guetta, cuja longa lista de colaborações inclui Rihanna, Madonna, Usher e Snoop Dogg. Mas a razão por detrás da sua fama é o seu talento.

Em “Listen” vem Emeli Sandé, em “What I did for Love” que é uma forma de hino – cantar acapela num piano a 90 segundos antes do “beat entrar. Em relação ao que aprendeu acerca de fazer o album Guetta diz “Eu passei muito mais tempo a escrever músicas. É provavelmente o meu album mais pessoal. Até hoje eu fazia bastantes músicas sobre a felicidade e o amor, a sensualidade e apenas em fazer a festa – era basicamente a minha vida. E recentemente, a minha vida pessoal tem sido mais difícil, isso reflecte-se no album, nas coisas que estamos a falar, e o tipo de tarefas. Eu nunca fiz isto, porque até para mim o importante é fazer as pessoas dançar.”

Em termos de musicalidade, Listen é o trabalho de Guetta mais ambicioso – é uma mistura de instrumentos “live” e tecnologia de precisão programada. “Use mulitas orquestras classicas”, disse Guetta […] e quis que fosse épica e cinematográfica.” A chave para ajudar a concretizar isto foi o seu co-produtor, o compositor Holandês Giogio Tuinfot, que trabalhou com Michael Jackson e Lady Gaga.

Tuinfort, é uma presença constante, mas como em albums anteriores de Guetta, Listen conta com uma série de colaborações de diferentes generos – em que cada performer traz todo o seu potencial. Aqui está icluido – John Lengend que habilmente misturou a acustica do soul com a produção eletrónica na Música do titulo do album; Ms Dynamite e o Rapper sueco Elliphant no vulcanico reaggae-house hibrido No Money No Love; The Script tornaram Goodbye Friend numa poderosa mistura indie-dance; Sam Martin outra vez em Lovers on the Sun – o primeiro single (31 milhões de visualizações no Youtube e continua a somar); Nicki Minaj na msitura de voz Hey Mama. Igualmente: Nico & Vinz, Sia; Bebe Rexha, Skylar Grey, co-produção de Avicii; Afrojack, Nicky Romero…the list goes on.

Foi no ano de 2009 que Guetta, um Dj de sucesso e um produtor de dance-music com três álbuns e uma residencia em Ibiza, que se tornou um ícone pop. Ele conseguiu-o através da fusão da dance-music com o Urban no seu quarto album – o seu primeiro em termos de sucesso de massas – One Love. Em parceria com alguns dos grandes nomes do hip-hop e R&B, e reinventando o seu som nas pistas de dança, Guetta criou a alquimia pop. Os hits seguintes – como I Gotta Feeling (com os Black Eyed Peas) e When Love Takes Over (com Kelly Rowland) and Sexy Bitch (with Akon) – projectaram-no para o estrelato. Eles também definiram um novo modelo para a o som da radio comercial, especialmente no EUA. Isto foi fundamental para tornar o EDM no maior movimento jovem desde o hip hop.

“Eu sempre me senti frustrado: porque que as estações de radio não tocavam dance-music? Porque que os media não davam mais atenção, quando milhares de jovens vem para nos ouvir todos os fim-de-semana? Desesperadamente queria chegar aonde estamos agora… Eu peno que essas gravações fizeram isso.”

Marcos e elogios para One Love incluem: 3M de álbuns vendidos e o top nos charts em 17 países; 15M singles vendidos; 2 prémios nos Grammy – e mais seis nomiações; e mais prémios nos NRJ Music Awards, MTV Europe Awards e no World Music Awards.

Em 2011, no quinto album de Guetta, Nothing but the Beat, alcançou-se ainda maiores êxitos – com 4M em vendas e outra avalanche de hits, incluindo o todo-poderoso hit Titanium (feat. Sia), com este tema sombrio acerca da alienação e exclusão: ” O meu primeiro passo para mudar o meu som”.

Foi fácil esquecer que nem sempre foi assim – ele costumava promover raves na sua cidade de nascença Paris com mais nada que flyers fotocopiados. A necessidade de Guetta em comunicar com a sua audiência levou a que se adopta se desde cedo as redes sociais – ele tem um colossal numero de Facebook likes 57M; tem 17M Twitter seguidores e é o artista mais seguido no Spotify.

A sua enorme audiência online ajudou o a tornar-se um efectivo benfeitor e embaixador da UNICEF – onde doa música e cria trafego no Twitter para a campanha “The World Needs More…”. Ele também é um dos cérebros por detrás do Dubset, a genial nova plataforma que os DJ’s podem fazer upload e partilhar mixes – em que paga royalties aos artistas em questão.

Então como é que Guetta resume a sua nova direcção? “Eu tenho de ser honesto comigo mesmo. Quero eu fazer um novo cd sobre sábado à noite – vamos esquecer tudo, gastar dinheiro e passar um bom momento?` Já fiz isso. Agora quero fazer musica que vem do meu coração e da minha alma – não quero escrever musicas se não for como me sinto”.

De Ibiza para o Algarve, David Guetta escolheu Portugal para actuar em pleno mês de Agosto: Vilamoura é um destino de relevância turística internacional, a segurança e as acessibilidades, a proximidade do aeroporto e das várias vias rápidas, as infra-estruturas logísticas bem como as facilidades ao nível da hotelaria de excelência. Importante ainda referir, todo o envolvimento da Câmara Municipal de Loulé como parceiros deste grande evento.

Fonte: Press Release PEV Entertainment


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: David Guetta

  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *