Coliseu dos Recreios rendido ao talento de Benjamin Clementine

Coliseu dos Recreios rendido ao talento de  Benjamin Clementine

Não foi a sua primeira vez no palco do Coliseu dos Recreios e é com muito gosto que o voltamos a ver por lá. Alto e esguio, descalço e encasacado, simpático e  envergonhado,  de voz imponente: assim é Benjamin.

Pouco passava das 20h e já eram muitas as pessoas que formavam fila à entrada do Coliseu dos Recreios. Algumas estavam sozinhas à espera do(s) amigo(s) que ainda iriam chegar. Depois de oficializar o check in nas redes e de tirar a selfie da praxe, estamos prontos para entrar na mítica sala do Coliseu. Há tempo ainda para que amigos se encontrem, por mero acaso: “Por acaso lembrei-me de ti, se vinhas ao concerto” – ouvimos mesmo ao nosso lado.

O concerto não começou à hora marcada: foram muitas as pessoas que ainda entraram depois das 21h30 e permitiram a visão de uma casa muito composta para receber o grande Benjamin. Neste meio tempo visitam-se as redes sociais e é quando os olhos largam o écran que encontramos um amigo de longa data. “Já tenho uma filha com um ano” – dizia um amigo para o outro, depois de se terem cruzado e reconhecido nas escadas  que dão acesso ao balcão.

At Least For Now é o nome do seu álbum de estreia que já lhe valeu uma distinção Mercury Prize, no ano de lançamento (2015). O londrino conquistou o mundo com Cornerstone – e conquistou Lisboa no passado ano, durante o Vodafone Mexefest. Na altura, o concerto soube a pouco. Ontem tivemos oportunidade de desfrutar da companhia de Benjamin e dos músicos que o acompanham, com calma e tranquilidade.

Vê todas as fotos de Benjamin Clementine no Coliseu dos Recreios de Lisboa

Vê todas as fotos de Benjamin Clementine no Coliseu dos Recreios de Lisboa

Minutos antes dos relógios marcarem as 22h, as luzes apagaram-se e eis que surge Benjamin. Portador de uma simpatia envergonhada, senta-se em frente ao piano, como se estivesse em sua casa. E a sala do Coliseu é a sala enorme, onde o cantor e compositor recebe os amigos. Benjamin canta com a simplicidade de quem olha para as coisas e se espanta com a sua existência. Canta I won’t complain e no final dirige-se ao público. Confessa a felicidade de voltar a Portugal e troca alguns sorrisos e gargalhadas com o público. O  magnífico baterista Alexis Bossard junta-se a ele, igualmente descalço. Começamos a ouvir Condolence. Juntam-se a eles as cordas. Benjamin levanta-se e aproxima-se do público. Acena para os presentes. Quem diria que aquele rapaz alto, tão tímido, era dono e senhor de uma voz que nos deixa arrebatados?

Canta Adios, depois Nemesis. O público acompanha com palmas, denunciando que estava rendido ao cantor e compositor. London e Cornerstone continuam a dar corpo a um concerto que ia crescendo, sobretudo na atmosfera íntima que se ia criando. Voodoo Child também marcou presença neste concerto e fez as delícias de muitos. Houve tempo ainda para Benjamin partilhar uma das suas músicas preferidas de um cantor “português”. Confessando que o seu português é péssimo e que não iria saber cantar a letra, mas sim trautear, Benjamin começa a tocar uma melodia no piano. Interrogámo-nos: será que está a tocar Seu Jorge?  E que bonito foi este momento.

“Ele tem só 27 anos” – dizia alguém à saída do concerto. Há uns anos vagueava pelas ruas de Paris, sem rumo e sem abrigo. Agora que foi descoberto, Benjamin continua sem rótulo: não sabemos bem o que chamar a esta música que o pianista autodidacta traz aos palcos por onde passa. E além disso: com quem se pode comparar? Arriscamos a dizer que o estilo de Benjamin é Clementine, entenda-se: único, irrepetível, viciante, acolhedor. A música corre-lhe nas veias e a voz é cantada com o corpo todo, da cabeça aos pés. E é essa mesma voz que nos envolve, igualmente da cabeça aos pés.

Vê todas as fotos de Benjamin Clementine no Coliseu dos Recreios de Lisboa

Vê todas as fotos de Benjamin Clementine no Coliseu dos Recreios de Lisboa

Hoje, dia 2 de Junho, Benjamin Clementine sobe ao palco do Coliseu, na cidade invicta e no dia seguinte visita o Convento de São Francisco, em Coimbra. Temos a certeza que serão concertos igualmente arrebatadores.

Joana Rita  

Joana Rita é filósofa, criadora de conteúdos, formadora e investigadora. Ah! E uma besta muito sensível.


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: Benjamin Clementine

  • Partilhar:

2 Comentários

  1. Foi maravilhosamente bom.
    Há muito tempo que não sentia uma vontade tão grande de ver alguém em palco.
    Quando as expectativas estão colocadas tão lá em cima, é muito fácil que a queda seja grande.
    Mas Benjamin Clementine, na simplicidade da sua figura, no poder da sua voz, na teatralidade do seu ser não permitiu que isso acontecesse.
    A bateria e o quintento de cordas (ouvi dizer que eram portuguesas, ainda não consegui confirmar) tornaram tudo ainda mais intenso.

    De quando em vez, o acaso faz o favor de nos presentear com momentos ou pessoas que julgamos não existirem, estarem para além da nossa compreensão.
    E Benjamin é isto. É uma voz, uma alma, uma presença que nos faz sentir pequenos e eternamente gratos por poder viver o mesmo tempo que ele.
    Intenso. Demasiado intenso para caber em palavras.

    Overwhelmed… fartei-me de repetir esta palavra durante o concerto… Overwhelmed…

  2. O Benjamin é uma pessoa – e por conseguinte – um artista único. Que privilégio ouvi-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *