Anunciado o line-up completo do NOS Primavera Sound 2016
Sigur Rós, PJ Harvey, AIR, Brian Wilson, Beach House, Animal Collective, Explosions In The Sky, Moderat, Drive Like Jehu, Deerhunter e Dinosaur Jr. são cabeças de cartaz.
O NOS Primavera Sound é o homólogo português do festival Primavera Sound que se celebra em Barcelona há quinze anos. A cidade do Porto receberá, pelo quinto ano consecutivo, a edição lusa, que acontece entre 9 e 11 de Junho no Parque da Cidade.
O cartaz do NOS Primavera Sound conta com uma ampla selecção de artistas internacionais, a par de uma significativa representação do panorama musical português. A linha artística segue as mesmas directrizes do evento musical barcelonês, que se distingue pela variedade de estilos e pela aposta em novas bandas, destacando tanto o panorama local como artistas internacionais, com longas e respeitadas carreiras.
Depois do sucesso da quarta edição, o NOS Primavera Sound é já uma paragem obrigatória no panorama de festivais europeus. A excelente localização geográfica, as boas vias de comunicação da cidade com o resto da Europa e do Mundo e a distinção do festival no panorama musical português contribui para o crescimento da cidade, na sua projecção enquanto capital cultural e para a sua dinamização internacional como destino turístico.
A edição 2016 do Primavera Sound, o grande festival da cidade do Porto
O NOS Primavera Sound acaba de dar a conhecer o cartaz completo da sua quinta edição. Depois de anunciar a presença do duo francês Air, autores de trabalhos notáveis como “Moon Safari” ou a banda sonora de “As Virgens Suicidas”, o festival revela os nomes que vão passar, de 9 a 11 de Junho, pelo Parque da Cidade, no Porto.
Entre os artistas confirmados destacam-se o ícone do rock PJ Harvey e o rock sonhador e experimental dos islandeses Sigur Rós, além de Brian Wilson num concerto especial do histórico “Pet Sounds” no seu quinquagésimo aniversário, obra máxima da pop do século XX, e que é levada a palco uma última vez.
A estes, juntam-se nomes chave para compreender a música actual: o dream pop dos americanos Beach House, que estão de volta ao Porto depois de esgotarem os espectáculos em Novembro, o regresso ao pop dos Animal Collective, o post rock dos Explosions In The Sky, a apresentação do novo álbum do supergrupo alemão Moderat, os Deerhunter liderados por Bradford Cox, o rolo compressor de rock de Ty Segall and The Muggers ou Julia Holter, autora de um dos álbuns mais marcantes de 2015.
Como é habitual, o festival guarda também espaço para propostas nascidas na década de noventa. Entre os destaques desta edição está o regresso aos palcos da mítica banda de hardcore Drive Like Jehu, os sempre em forma Dinosaur Jr., o rock instrumental e sem amarras de Tortoise, a descarga eléctrica de Mudhoney, o noise metal dos lendários Unsane, os pioneiros do out rock Loop ou o seguro de vida em directo que são os Shellac.
No entanto, o festival alimenta-se principalmente de propostas repletas de actualidade. O hip hop de um dos mcs do momento, Freddie Gibbs, o rock batalhador de Savages, o synthpop dos pujantes Chairlift, as odes etílicas de Titus Andronicus, Dan Bejar a bordo de Destroyer para mostrar o recente “Poison Season”, o baile emotivo de Kiasmos, os aromas pós punk de Parquet Courts, a experimentação de Holly Herndon ou a electrónica tingida de jazz de Floating Points são alguns dos nomes mais em voga do cartaz.
Todos os nomes do NOS Primavera Sound 2016
- AIR
- Algiers
- Animal Collective
- Autolux
- Bardo Pond
- Battles
- Beach House
- BEAK>
- Brian Wilson (performing Pet Sounds)
- Car Seat Headrest
- Cass McCombs
- Chairlift
- Deerhunter
- Destroyer
- Dinosaur Jr.
- Drive Like Jehu
- Empress Of
- Explosions In The Sky
- Floating Points (live)
- Fort Romeau
- Freddie Gibbs
- Holly Herndon
- Julia Holter
- Kiasmos
- Linda Martini
- Loop
- Manel
- Moderat
- Mudhoney
- Mueran Humanos
- Neil Michael Hagerty & The Howling Hex
- Parquet Courts
- PJ Harvey
- Protomartyr
- Roosevelt
- Royal Headache
- Savages
- Sensible Soccers
- Shellac
- Sigur Rós
- The Black Madonna
- Titus Andronicus
- Tortoise
- Ty Segall and The Muggers
- U.S. Girls
- Unsane
- White Haus
- Wild Nothing
O Parque da Cidade
O NOS Primavera Sound volta a realizar- se no Parque da Cidade, que se revela ideal para acolher o festival no Porto. Localizado junto ao mar, perfeitamente enquadrado na cidade e de fácil acesso, o parque, um dos principais atractivos do evento, volta a assumir protagonismo nas preocupações estéticas e ambientais que caracterizam este festival. O artista João Paulo Feliciano assume novamente o cargo de director artístico do festival.
A programação será novamente distribuída por 4 palcos diferentes. Os principais artistas do cartaz distribuem-se pelo Palco NOS, que à semelhança das edições anteriores recebe o nome do patrocinador principal, e pelo Palco Super Bock. A All Tomorrow’s Parties volta a comissariar o palco homónimo, responsável pela programação mais experimental dos vários estilos musicais, e o palco Pitchfork, comissariado pela Pitchfork Media, trará alguns dos nomes emergentes da música alternativa internacional.
Bilhetes e Pontos de Venda
O passe geral para o NOS Primavera Sound 2016 está à venda pelo preço de 90€ e pode ser adquirido na nossa bilheteira online, Atrápalo, Seetickets, Ticketscript, Masqueticket, Ticketea, Portal NOS Primavera Sound e nos locais habituais (FNAC, CTT, El Corte Inglés, Worten, …) ou através do travel package da Festicket que inclui, para além do passe geral, o alojamento durante os dias do festival.
Também o Fã Pack FNAC 2016 está disponível pelo preço promocional de 90€ na FNAC e em fnac.pt. Para além do passe geral para a quinta edição do festival, o Fã Pack FNAC NOS Primavera Sound 2016 inclui a oferta de um kit de boas-vindas especial que será entregue na entrada do recinto, no balcão exclusivo FNAC.
Fonte: Press Release NOS Primavera Sound