19 Mai 2016 a 29 Mai 2016

EDP Rock Street do Rock in Rio Lisboa tem “samba no pé”

EDP Rock Street do Rock in Rio Lisboa tem "samba no pé"

EDP Rock Street inspirada no Brasil tem “samba como ninguém”, capoeira e Mart’nália.

Cor, calor, ritmo e alegria! No Rock in Rio – Lisboa 2016, a rua mais eclética da Cidade do Rock “tem samba como ninguém” e muita animação. Depois do sucesso alcançado nas edições anteriores, a organização do maior evento de música e entretenimento do mundo traz para Lisboa a EDP Rock Street dedicada ao Brasil.

Durante os cinco dias de evento, das 16h15 às 22h, os visitantes da rua mais animada da cidade do Rock podem “viajar” até ao Brasil, vivendo, durante quase seis horas, um pouco da música, da cultura e do folclore do país que viu o Rock in Rio nascer. Para além dos espectáculos de baianas, dança e apresentações de capoeira, são vários os artistas que, ao subir ao palco, vão dar vida a esta rua com as suas próprias músicas, mas também com as raízes que inspiraram os seus estilos. No palco Mart’nália vai cantar o reportório do seu pai, Martinho da Vila, Léo Gandelman vai fazer soar as melodias de Tom Jobim e Noel Rosa, Simoninha dará rock com o “suingue” do samba e de Jorge Ben Jor, e Toni Garrido não vai deixar ninguém “morrer de saudade” de Tim Maia.

O encontro desta tarde contou com a presença de Roberta Medina (Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio), Zé Ricardo (Diretor Artístico da EDP Rock Street), Paulo Campos Costa (Diretor de Coordenação Global de Marca, Marketing e Comunicação da EDP).

Zé Ricardo, director artístico da EDP Rock Street, referiu que “a carga de energia da EDP Rock Street Brasil é imbatível! Fomos beber o que de mais autêntico a cultura brasileira tem, e juntamos o melhor dos dois mundos em cada artista: o nosso palco vai ser inundado por um artista em forma de dois. Mart’nália não será só Mart’nália, mas também Martinho. Simoninha, “Que maravilha”, vai ser o showman a que nos habitou, mas também um clássico ao sambar rockando ao som de Jorge Ben Jor! E muitos mais artistas serão dois em um, ao cantarem os seus próprios álbuns mas também os clássicos mais autênticos do Brasil, que não poderiam ficar de fora deste ambiente tão tipicamente brasileiro. Pelas ruas, alegria e muito calor é o que queremos que todos os visitantes da Cidade do Rock sintam. No fundo, muito “suingue” brasileiro e uma vontade enorme de voltar à rua mais ecléctica do maior evento de música e entretenimento do mundo”.

As novidades da EDP Rock Street

Ao passear pela EDP Rock Street, os visitantes da Cidade do Rock vão ser contagiados pelo Grupo de Capoeira Topázio e com o “Malandro da Lapa” encenado por Carlinhos de Jesus, e vão ainda deixar-se levar pela animação da Baiana e viajar até ao nordeste brasileiro com a lenda brasileira “Bumba Meu Boi”.

“O que é que a baiana tem” para os visitantes da cidade do Rock? No Rock in Rio – Lisboa 2016 a resposta é simples. Esta personagem típica de Salvador da Bahia chega para encantar e cativar o público português distribuindo as famosas fitinhas do Bonfim que realizam desejos! A EDP Rock Street vai também contar a história “Bumba meu boi”, uma lenda que retrata a estrutura social do período da escravatura no Brasil, mostrando o tipo de relação de poder entre os escravos e os seus patrões, e a influência das crenças religiosas da época.

Quando os africanos chegaram ao Brasil, proibidos de praticar qualquer tipo de luta pelos seus patrões, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos das danças africanas para se defender, adaptando a um tipo de luta. Surgiu uma arte marcial disfarçada de dança, a capoeira, que vai ser representada nesta EDP Rock Street brasileira pelo Grupo de Capoeira Topazio.

“Vem Dançar Comigo” é o que pede Carlinhos de Jesus aos visitantes da cidade do Rock. Bailarino brasileiro, difunde a sua arte no Teatro, Cinema e Carnaval, e traz a sua personagem “Malandro da Lapa” para Lisboa. O “Malandro” de Carlinhos é do Rio, gosta de música e de boémia, é cordial e alegre, e dança com o seu chapéu ao estilo Panamá. “Salve a Malandragem” de Carlinhos de Jesus na EDP Rock Street, que foi já um sucesso no Rock in Rio em Las Vegas e no Rio de Janeiro, em 2015.

Fonte: Press Release Rock In Rio
Fotos: Francisco Morais (musicfest.pt)


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: Léo Gandelman, Mart’nália, Simoninha, Toni Garrido


  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *