15 Ago 2018 a 18 Ago 2018

Antevisão Vodafone Paredes de Coura 2018 – os concertos que não podes perder

Antevisão Vodafone Paredes de Coura 2018 - os concertos que não podes perder

Celebrando o seu 26° aniversário, o Vodafone Paredes de Coura regressa à Praia Fluvial do Taboão nos dias 15, 16, 17 e 18 de Agosto. Sabe aqui que concertos não podes perder de vista!

Se fores um(a) campista nato(a), certamente não perderás a oportunidade de, entre 12 a 14 de Agosto, assistir a mais uma edição do Festival Sobe à Vila com entrada gratuita e cuja programação podes consultar aqui.

4ª feira, 15 de Agosto

Porém, é dia 15 que festa a sério realmente começa! O cartaz conta com nomes como os bracarenses Grandfather’s House; Marlon Williams e a sua mistura de country, soul, pop e folk; o português autodidata Conan Osiris e os veteranos destas zonas: Linda Martini e Nuno Lopes (Coura já não seria Coura sem o ecléctico Nuno Lopes).

Contudo, os meus destaques deste dia vão sobretudo para The Blaze e King Gizzard & The Lizard Wizard.

…the blaze means something warm, something that can destroy stereotypes

afirmou Guillaume Alric, membro da dupla The Blaze. Os primos Alric (Guillaume e Jonathan) fazem-se notar por essa mesma quebra de estereótipos, com vídeos impressionantes e sonoridade que atravessa o house até ao pop.

King Gizzard & The Lizard Wizard é um must see! A banda australiana constituída por sete elementos (apoiados no seu rock psicadélico) já pisou mais do que uma vez solo português. Inclusive, na edição de 2016 do Vodafone Paredes de Coura e na edição de 2017 do NOS Primavera Sound deram dois concertos que considerei dos melhores concertos das edições de ambos festivais. Esperamos que este ano voltem a repetir a façanha.

5ª feira, 16 de Agosto

Neste dia, será um prazer dizer olá novamente a X-Wife. A banda portuguesa que atuou neste festival pela primeira vez em 2003 (e regressou em 2008 e 2015) esteve adormecida durante algum tempo, mas regressou com um novo disco homónimo em Abril deste ano. Outro português que também regressa ao palco courense é The Legendary Tigerman (Paulo Furtado fará igualmente Tigerman DJ Set dia 14 de Agosto como acima foi anunciado).

A não perder, tens mais artistas como:

The Mystery Lights, que segundo o vocalista Mike Brandon gostam da sua escolha musical “rough, raw, nasty and messed up” no seu tema What Happens When You Turn The Devil Down?. Serão certamente uma boa aposta para o início da tarde.

Fleet Foxes, os senhores do indie folk são os cabeças de cartaz deste dia. Deverão presentear-nos com um concerto acolhedor, com temas como: White Winter Hymnal, Mykonos, If You Need To Keep Time On Me entre tantos outros que fazem parte de uma carreira há com 12 anos.

Mas é nos Jungle que as minhas atenções vão estar mais voltadas. Uma dupla britânica, bem conhecida por todos nós que passamos horas presos no trânsito e colados à rádio Vodafone.fm. Citando a repórter brasileira Fernanda Pineda – “O som do grupo é sexy, dançante e ao mesmo tempo suave”. Certamente já ouviste Busy Earnin’, um dos temas escolhidos para o jogo FIFA 15.

6ª feira, 17 de Agosto

Este dia também tem alguns repetentes no palco courense. Slowdive actuaram em 2015, no ano que ficará para sempre na história de Paredes de Coura, o ano em que o festival esgotou. O indie folk do texano Kevin Morby fez-se ouvir em 2016 e os … And You Will Know Us By The Trail Of Dead também actuarão pela segunda vez no Vodafone Paredes Coura, tendo feito a sua primeira aparição no festival em 2011.

DIIV foram das últimas bandas a ser confirmadas este ano. A sua sonoridade, enquadra-se mesmo bem dentro do estilo alternativo que o festival em Paredes de Coura tem promovido nos últimos anos.

Skepta não se cansa de visitar Portugal. O rapper britânico é o cabeça de cartaz nesta sexta-feira. Recusa-se a admitir de que o grime esteve adormecido, a verdade, é que o despoletou novamente para a spotlight. Já anda na indústria musical há mais de 10 anos, tendo logo intitulado o seu álbum de estreia em 2007 de Greatest Hits. Espera-se sim, um concerto com greatest hits como: Man, Pure Water, It Ain’t Safe e muito mais.

Para além disso, um concerto que devemos todos aguardar com mais curiosidade será o das Pussy Riot. Não pelo seu vasto e eclético conteúdo musical, mas sim pela mensagem política bem assente no propósito do grupo musical. A banda já é bem conhecida pelos seus atos públicos de protesto contra as políticas russas. E contou sempre com um número de membros indefinido, que defende vivamente as minorias e essencialmente a comunidade LGBT+. A sua crítica já não se estende apenas a Putin e seus assessores mas também já voou para o outro lado do Atlântico, afectando agora Donald Trump e a sua administração.

Ora prestem lá atenção:

Sábado, 18 de Agosto

O último dia do festival minhoto conta com uma variedade sonora incrível. Podes vibrar com os Ninos Du Brasil e a sua oposição à superficialidade da música pop ou com os tugas Dead Combo (acompanhados por Mark Lanegan) apesar de recentemente terem cancelado mais um concerto, devido a problemas de saúde de um dos seus membros, para o Vodafone Paredes de Coura 2018 ainda estão confirmados.

Para treinares bem o ouvido e alma, tens Curtis Harding, um artista primordial de soul.

Ainda, para concertos mais intimistas e tranquilos tens Silva músico multi-instrumentista brasileiro; Yasmine Handman pioneira da música pop no Líbano, que deverá apresentar sobretudo o seu último álbum Al Jamilat e ainda Big Thief, mais uma banda de indie rock, encabeçada pela vocalista e guitarrista Adrianne Lenke, vai apresentar o seu último álbum de originais intitulado Capacity, lançado um ano após Masterpiece, o seu disco de estreia.

Por último: adeus Björk, olá Arcade Fire! Este dia estava inicialmente marcado pela confirmação da artista islandesa. Após a mesma ter cancelado, foram os canadianos a grande confirmação de cabeça de cartaz para a finda das atuações no palco Vodafone desta edição de 2018. A banda que ainda não se fartou de pisar palcos portugueses deve contar com uma enchente de fãs. E certamente, não faltarão temas bem conhecidos do público como Everything Now do último álbum com o mesmo nome.

Tema esse, que reconheces certamente como tema oficial da publicidade em torno do Vodafone Paredes de Coura este ano:

A programação completa do festival está em: musicfest.pt/festival-edicao/vodafone-paredes-coura-2018/ e podes usar o teu telemóvel para marcar com uma ⭐ os concertos que não queres perder!

Ana Duarte  

Consultora Musical na Fonograna e fundadora da webzine CONTRABANDA. Estudou Music Business na Arda Academy e Línguas, Literaturas e Culturas na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tinha uns pais melómanos que a introduziram a concertos/festivais, ainda tinha ela dentes de leite. 3 décadas depois, aproveita para escrever umas coisas no ponto de vista de espetador melómano (quando a vida de consultora musical lhe permite).


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: ...And You Will Know Us By The Trail of Dead, Arcade Fire, Big Thief, Conan Osiris, Curtis Harding, Dead Combo, DIIV, Fleet Foxes, Grandfather's House, Jungle, Kevin Morby, Linda Martini, Mark Lanegan, Marlon Williams, Ninos du Brasil, Nuno Lopes, Pussy Riot, SILVA, Skepta, Slowdive, The Legendary Tigerman, The Mystery Lights, X-Wife, Yasmine Hamdan


  • Partilhar:

1 Comentário

  1. Fernanda Pineda diz:

    Obrigada pela citação! O show deles é ótimo! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *