Adriana Calcanhotto na direcção do PÚBLICO em edição especial de aniversário

Adriana Calcanhotto na direcção do PÚBLICO em edição especial de aniversário

Adriana Calcanhotto, música e autora brasileira, vai ser a “directora por um dia” da edição especial de aniversário do PÚBLICO deste ano, que será publicada amanhã, 5 de Março, dia em que o jornal celebra os seus 24 anos.

Press Release Público:

Faz sentido um estádio às portas da Amazónia? Depois de uma década de sprint, a economia do Brasil está com falta de fôlego? A Bolsa Família é um instrumento eleitoral? O Brasil está preparado para o Mundial? E as manifestações?

A equipa do PÚBLICO entrou em campo num país que é um continente para mostrar os desafios do Brasil num ano de Mundial e eleições. Afinal, que Brasil é este? O país é o tema da edição de aniversário no dia 5 de Março, que terá como “directora por um dia” a brasileira Adriana Calcanhotto.

A edição de 5 de Março, dia em que o PÚBLICO completa 24 anos, terá como destaque uma grande reportagem sobre a polémica construção do estádio de Manaus, uma entrevista com o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, reportagens sobre a Bolsa Família, os problemas de educação, saúde, segurança e mobilidade que enfrentam as grandes cidades brasileiras. A economia e os negócios das grandes empresas portuguesas no Brasil também terão destaque.

Adriana Calcanhotto, que passará uns dias na redacção de Lisboa a preparar a edição especial, é uma das cantoras e compositoras brasileiras mais estimulantes das últimas décadas. Gaúcha, nascida em Porto Alegre em 1965, envolveu-se nos meios musicais e teatrais na juventude e gravou o primeiro disco em 1990, ano em que o PÚBLICO teve a sua primeira edição. Para muitos portugueses, Adriana Calcanhotto é o Brasil. Adriana conhece bem Portugal e tem até (mais uma coincidência) um disco que se chama Público.

Mas o PÚBLICO não se limitou a uma edição de aniversário sobre o Brasil. O jornal escolheu o Brasil como tema para 2014. O Ano Grande do Brasil começa a 5 de Março e só termina depois das eleições em Outubro. Durante todas as semanas haverá reportagens especiais e entrevistas dos jornalistas Alexandra Prado Coelho, Hugo Daniel Sousa, Joana Gorjão Henriques, Manuel Carvalho, Nelson Garrido, Simone Duarte e Vera Moutinho. Eles percorreram cidades em sete estados de quatro das cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul, além da capital, Brasília.

Ao longo das últimas semanas, os leitores puderam acompanhar as impressões dos nossos enviados no blogue Brasil na Estrada.

A partir de agora, e até ao final do ano, o espaço de opinião também contará com quem está no Brasil a olhar o seu país. A primeira a ser publicada é a do jornalista Elio Gaspari. E afinal o que é o Brasil? O Brasil é é uma série em vídeo com depoimentos de brasileiros em todos os estados que os jornalistas do PÚBLICO percorreram e que serão publicados como parte do trabalho de multimédia que o jornal preparou para este Ano Grande do Brasil, grande em desafios, grande em riscos.


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: Adriana Calcanhotto

  • Partilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *