Whitney, Best Youth, Moullinex, Branko e Rastronaut no Vodafone Paredes de Coura
A 24ª edição do Vodafone Paredes de Coura está de regresso à praia fluvial do Taboão nos dias 17, 18, 19 e 20 de Agosto. O indie pop rústico do duo Whitney, os portugueses Best Youth e Moullinex e as actuações de Branko e Rastronaut são as mais recentes confirmações.
Com Julien Ehrlich, anteriormente dos Unknown Mortal Orchestra, na voz e bateria, e Max Kakacek na guitarra, os Whitney surgem no mundo da música como parceiros de composições imaginativas e perspicazes, capazes de dar nova forma ao lirismo do rock clássico.
Depois de uma série de sessões de composição descontraídas, durante um dos invernos mais rigorosos da história de Chicago, a dupla escreveu de forma honesta sobre o fim de relações duradouras e sobre separações que tentavam evitar. Foi ao exorcizarem os seus demónios através da música que acabaram por criar uma terceira presença a quem deram o nome de Whitney e que deixaram que enfatizasse todo o seu isolamento e solidão em músicas humanamente imperfeitas. Clássicos e modernos ao mesmo tempo surgem com o primeiro single “No Woman”, em Janeiro de 2016, antes da edição do álbum de estreia “Light Upon the Lake” em Junho, resultado de um curto mais intenso período criativo.
Do Porto para Paredes de Coura, os portugueses Best Youth continuam na estrada para apresentar o seu aclamado álbum de estreia, “Highway Moon”. O duo, formado por Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas, escreve canções com uma sonoridade entre o rock, o indie e a electrónica onde a melodia, a harmonia e o ritmo são palavras de ordem. A banda continua a trilhar o caminho e apresenta-se no Vodafone Paredes de Coura como confirmação definitiva de uma das mais importantes novas bandas portuguesas, como afirmaram a BBC ou o Les Inrockuptibles.
Moullinex, o alter-ego de Luis Clara Gomes, chega com o propósito de ser mais do que uma mera máquina de fazer dançar. “Elsewhere”, o segundo disco de originais, tenta vincar essa ideia com sons capazes de se mover entre vários géneros e ambientes. O sucessor de “Flora” foca-se no mundo dos sonhos, uma temática tremendamente pessoal que o músico está pronto a mostrar na 24ª edição do Vodafone Paredes de Coura.
A celebrar 10 anos de existência, a editora Enchufada traz ao Vodafone Paredes de Coura o ritmo contagiante da música electrónica moderna com as actuações de Branko e Rastronaut.
Produtor, compositor, DJ, e visionário, João Barbosa (Branko) dispensa apresentações e é o nome ligado a Mad Decent (edições), Red Bull Music Academy (convidado regular para lectures), BBC Radio 1 (In New DJs We Trust), “Drums Slums and Hums” (mixtape de 2013), Enchufada e Buraka Som Sistema (fundador). Já Rastronaut, nascido e criado em Lisboa, une o seu gosto pelo som underground do Reino Unido com sonoridades tropicais do resto do mundo. O resultado do trabalho do DJ e produtor é visível nos ritmos e movimentações que cria nas pistas de dança.
Fonte: Press Release