Primeira Associação de Promotores de Espetáculos reclama o regresso do IVA do setor aos 6%
A APEFE junta os principais promotores de espetáculos e festivais em Portugal. A Associação nasceu para melhorar a oferta cultural do País e, ao mesmo tempo, para dar voz aos interesses do setor. Jorge Lopes, da PEV- Entertainment, Álvaro Covões, da Everything is New, e Paulo Dias, da UAU, foram os impulsionadores da Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos – APEFE que arranca neste novo ano de 2017.
Chama-se Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos – APEFE e nasce com o novo ano de 2017 para “unir esforços entre os protagonistas do setor por forma a melhorar a oferta de espetáculos e festivais em Portugal e, por inerência, alavancar áreas vitais para o País, como a cultura, o turismo e a economia”. A afirmação é da direção recentemente eleita. A Associação já conta com metas bem definidas para o primeiro ano de mandato, uma das principais: fazer regressar o IVA dos espetáculos ao vivo e exposições aos 6%.
Os espetáculos e festivais atraem cada vez mais e mais turistas, sendo hoje um dos principais conteúdos que valorizam o destino Portugal e por consequência um elemento fundamental para a dinamização da economia. Os promotores, enquanto empresários e agentes culturais, têm feito um esforço por manter os preços dos bilhetes entre os mais baixos da Europa, de forma a garantir o acesso a espetáculos a todos os públicos.
A Associação tem como objetivo trabalhar em conjunto com o Governo no estrito cumprimento do artigo 78.º da Constituição Portuguesa, que visa garantir o acesso de todos os cidadãos à cultura. Este setor tem um grande potencial de crescimento e pretende tornar o mercado mais competitivo e mais leal, aumentando a oferta cultural e a criação de emprego.
A APEFE pretende ainda aumentar a troca de experiências entre os vários promotores em matérias como produção, promoção, segurança dos recintos, mecanismos para potenciar a qualidade da oferta e o reforço da defesa dos direitos de autor e conexos dos artistas.
Formada em novembro pelos principais promotores de espetáculos, a APEFE é a primeira agregadora dos interesses dos promotores de espetáculos. Entre os associados fundadores estão as principais empresas promotoras de espetáculos e festivais em Portugal, presentes na Assembleia constitutiva, conforme lista em anexo. A APEFE pretende juntar representantes de todas as áreas da Cultura – qualquer entidade inscrita como promotora no IGAC (Inspeção-Geral das Atividades Culturais) pode associar-se –, posicionando-se como interlocutora dos seus representados junto de todas as entidades, públicas e privadas, relacionadas com o setor. “Queremos direitos iguais e melhores oportunidades para todos”, sublinha o presidente da APEFE.
Sobre a APEFE
A Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos – APEFE – é uma organização sem fins lucrativos e foi constituída em novembro último. A direção é formada por Jorge Lopes, da PEV Entertainment, como Presidente, Álvaro Covões, da Everything is New, e Paulo Dias, da produtora UAU, como Vice-Presidentes, Sandra Faria, da Força de Produção, como Tesoureiro, e Ana Rangel, da Plano 6, como Secretário. A Mesa da Assembleia Geral tem como Presidente Vítor Hugo Salgado, da LiveAct Produções, João Pedro Ruela, da Ruela Music, como Vice-Presidente, e Luís Pardelha, da Produtores Associados, como Secretário. Já o Conselho Fiscal conta com Ricardo Acto, da Better World, como Presidente, Alexandra Maurício, da Décima Colina, como Secretário, e André Sardet, da Domingo no Mundo, como Relator. Os mandatos têm a duração de dois anos. As inscrições para os novos sócios estão já abertas.
Lista de promotores presentes:
- Ao Sul do Mundo, CRL
- Better World
- Décima Colina
- Everything is New
- Força de Produção
- Grupo Chiado
- H2N
- Live Act
- Mandrake
- Música no Coração
- PEV
- Plano 6
- Primeartists
- Produtores Associados
- Regiconcerto
- Ritmos & Blues
- Ruela Music
- Sons em trânsito
- UAU
- Uguru
- Vibes & Beats
Promotores que manifestaram apoio, mas que não marcaram presença por motivos profissionais:
- CV Music & Events
- Incubadora de Artes
- Lemon
- Primeira Linha
- Ritmos Lda.
Fonte: Press Release