Já não há dúvidas: é em Lisboa que se realiza o Festival Eurovisão da Canção 2018

Já não há dúvidas: é em Lisboa que se realiza o Festival Eurovisão da Canção 2018

A vitória de Salvador Sobral com a canção “Amar Pelos Dois” deu a Portugal a honra de receber um dos maiores espetáculos de música do mundo, o Festival Eurovisão da Canção 2018. Já estão definidas as datas para a realização das duas semifinais, que serão a 8 e a 10 de maio, e para a grande final que será a 12 de maio.

A RTP e a EBU avaliaram 5 cidades em Portugal com vista a selecionar o melhor local para acomodar um evento desta dimensão: Braga, Gondomar, Guimarães, Lisboa e Santa Maria da Feira. A análise destas cidades seguiu critérios de avaliação específicos e ajustados aos padrões da EBU para este evento e que não passaram só pela existência de uma sala de espetáculos, mas também a proximidade do aeroporto; a rede hoteleira da cidade; a rede de transportes; uma sala de espetáculos com capacidade para 8 a 10 mil espetadores; a disponibilidade de espaços para as estruturas técnicas e logísticas; a envolvente social e de apoio às várias delegações presentes no evento (restaurantes, lojas, bancos, hospitais, centro de imprensa, centro de acreditações) e muitos outros requisitos que são exigidos a uma produção desta dimensão. Após este estudo detalhado, o local selecionado para acolher o Festival Eurovisão da Canção 2018 foi a cidade de Lisboa, mais concretamente o Parque das Nações e a Praça do Comércio.

As televisões de serviço público que fazem parte da EBU podem, em nome dos seus países, apresentar a sua candidatura para o Festival Eurovisão da Canção 2018 até meados de setembro. A partir dessa data será conhecida a lista final dos países participantes na edição de 2018. Cada país é representado por uma delegação cujo número de participantes varia de país para país, mas calcula-se que cheguem a Lisboa cerca de 30.000 visitantes (nacionais e internacionais), entre pessoas diretamente ligadas ao Festival Eurovisão da Canção 2018, Sponsors, delegações, imprensa, fans, técnicos e espetadores, e que vão circular pelos espaços que rodeiam este grande evento, o Eurovision Village, o Euroclub, e várias outras cerimónias.

Fonte: Press Release

Nota da redação: Apesar de na press release não ser mencionado, Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, disse aos jornalistas, em conferência de imprensa na RTP, que o MEO Arena é o espaço escolhido para a realização das galas.


Ainda não és nosso fã no Facebook?

  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *