5 Ago 2016 a 6 Ago 2016

VOA 2016 confirma Anthrax, Kreator, Mantar e Dark Oath

VOA 2016 confirma Anthrax, Kreator, Mantar e Dark Oath

Anthrax, Kreator, Mantar e Dark Oath juntam-se agora aos Opeth, Anathema e Katatonia no cartaz do VOA 2016, que se realiza pela primeira vez na Quinta da Marialva, em Corroios, nos dias 5 e 6 de Agosto.

É com imenso orgulho que, na sequência na confirmação da presença do triunvirato composto pelos OPETH, ANATHEMA e KATATONIA, a organização do VOA 2016 anuncia a adição dos norte-americanos ANTHRAX ao cartaz do evento. Parte integrante dos lendários big four do thrash, a par dos Metallica, Slayer e Megadeth, durante os anos 80 o grupo nova-iorquino foi um dos principais responsáveis pelo surgimento e propagação do género. Combinando a velocidade e fúria do hardcore com as guitarras e vozes proeminentes da N.W.O.B.H.M., a banda liderada pelos inseparáveis Scott Ian e Charlie Benante ajudou a criar todo um novo subgénero do heavy metal e, três décadas depois, continua a dar cartas com uma vitalidade impressionante. Neste Verão, mais de vinte anos depois de ter protagonizado uma incendiária atuação no Dramático de Cascais, o quinteto norte-americano vai assinar finalmente um muito aguardado regresso ao nosso país e, para o efeito, traz na bagagem a novidade «For All Kings». Além dos famosos thrashers de Yonkers vão também subir ao palco instalado na Quinta da Marialva, em Corroios, os germânicos KREATOR, porta-estandartes do género em território europeu há mais de duas décadas, os seus conterrâneos MANTAR – que assinaram um dos álbuns mais aplaudidos de 2014 com «Death By Burning» – e os DARK OATH, jovem banda nacional que promete dar que falar com a estreia «When Fire Engulfs The Earth». Recorde-se, o VOA 2016 acontece nos dias 5 e 6 de Agosto.

Anthrax

É muito raro que um grupo de músicos tenha uma segunda oportunidade durante a sua carreira e, no caso em questão, já se contam três; mas lá está, os ANTHRAX não são uma banda qualquer. Criado em Yonkers, Nova Iorque, no ano de 1981, o grupo acabaria por vender mais de dez milhões de discos em todo o mundo e, pelo caminho, transformou-se numa das mais inventivas e entusiasmantes respostas norte-americanas à efervescente New Wave of British Heavy Metal, que começava então a fazer chegar os seus tentáculos para lá do Atlântico. Três décadas depois, passaram por duas fases distintas e estão a viver uma terceira vida, mas esse nem sequer é o maior feito que podem reclamar. Isto porque, além de teimosos e perseverantes, são também a banda que emprestou a sala de ensaios para os Metallica dormirem quando estavam a gravar o «Kill ‘Em All», percursores do crossover, heróis incontestados para uma enorme legião de geeks de B.D. por terem imortalizado Judge Dredd com o tema «I Am The Law» em 1987 e pioneiros da fusão entre metal e hip-hop com uma versão de «Bring The Noise», a meias com os Public Enemy, lançada em 1991. Tudo isto são, no entanto, curiosidades quando chega o momento de fazer o balanço de uma carreira pautada por uma determinação incrivelmente corajosa face a quaisquer probabilidades menos promissoras. Depois do arranque a meio gás com a estreia «Fistful Of Metal», foi «Spreading The Disease», de 1985, que os estabeleceu em todo o mundo como um nome a ter em conta. A primeira tour europeia aconteceria dois anos depois e «Among The Living», o terceiro longa-duração, entrou de rompante no top de vendas britânico, elevando-os de imediato a um status só comparável ao dos Metallica, Slayer e Megadeth. Já depois de «State Of Euphoria» e «Persistence Of Time», o grupo dá então início a uma nova fase, com John Bush a ocupar o lugar de Joey Belladonna na voz. Esta aventura deu origem a vários discos emblemáticos – como são o caso de «Sound Of White Noise» e «We’ve Come For You All» – e durou de 1992 a 2005, altura em que Ian e Benante decidiram voltar a recrutar Belladonna para um regresso em grande ao thrash de outrora. «For All Kings», o novo álbum da banda, tem data de edição agendada para o próximo dia 26 de Fevereiro e sucede ao muito aplaudido «Worship Music», de 2011, provando uma vez mais que os ANTHRAX são ainda tão relevantes como quando surgiram em cena.

Kreator

Por esta altura, Mille Petrozza e os seus KREATOR são muitíssimo bem conhecidos do público nacional, tendo construído uma relação sólida e bastante próxima dos portugueses desde que, nos idos de 1993, se estrearam por cá num marcante concerto no Armazém 22, em Lisboa. Quando chegou ao nosso país pela primeira vez, o quarteto – que fica hoje completo com Ventor na bateria, Christian Giesler no baixo e Sami Yli-Sirniö na segunda guitarra – já era uma figura de proa do speed/thrash germânico, parte de um triunvirato demolidor que incluía também Destruction e Sodom. Hoje são, indiscutivelmente, uma das bandas europeias mais influentes e bem-sucedidas de sempre no campeonato do peso, sendo que são também, de longe, uma das mais duradouras. A par dos conterrâneos anteriormente mencionados, os músicos oriundos de Essen pegaram no som inovador dos Metallica, juntaram-se umas pitadas do proto-black metal incendiário dos Venom, a atitude sem rodeios dos Motörhead e a perspetiva niilista que os Black Sabbath popularizaram e criaram uma descarga sem precedentes, que influenciou de forma mais que óbvia as gerações seguintes e deixou uma marca no movimento que dura até hoje. Da segunda parte dos anos 80 para a frente, Petrozza e companhia afirmaram-se como uma força a ter em conta no panorama metaleiro e, à custa de álbuns incontornáveis como «Endless Pain», «Pleasure To Kill», «Terrible Certainty», «Extreme Agression» e «Coma Of Souls», garantiram para sempre um lugar no panteão da tendência. Desde então têm vindo a solidificar de forma consistente a sua posição como um dos nomes seminais da música extrema e, apesar de uma fase mais inconstante durante a década de 90, conseguiram reinventar-se à luz do novo milénio. Agora já na sua terceira década de atividade, os KREATOR continuam a arrastar multidões sedentas de thrash por todo o mundo e a fazer digressões com mais frequência do que muitas bandas cujos elementos têm metade da sua idade… Não será fácil encontrar uma maior prova da resiliência que sempre os caracterizou.

Mantar

Desde a sua criação em 2013 e do lançamento de seu primeiro álbum em 2014, os MANTAR têm vindo a afirmar-se como uma das mais talentosas e esforçadas bandas da nova geração da música extrema. Não tocava junta há sequer um ano, mas a dupla formada por Hanno e Eric, uma metade alemã e a outra turca, achou que, no seguimento de um EP, seria uma boa ideia entrar em estúdio para registar o punhado de temas que tinha escrito entretanto. A 7 de Fevereiro de 2014, percebe-se por fim o que os movia. «Death By Burning», editado pela reputada Svart Records, revelou-se quase de imediato uma baforada de ar fétido numa latrina onde há muito o ar se tinha tornado irrespirável. Derretendo num enorme caldeirão os elementos mais impactantes e sinistros do black metal, do doom e do punk, os dois músicos assinaram um manifesto de fúria primitiva não filtrada – ou, se preferirem, em estado puro. Dois músicos que soam mais pesados e poderosos que a maioria dos quartetos e quintetos que possamos conhecer, mesmo sem terem baixista na formação. Apenas bateria, guitarra e voz, afinados para a destruição. Híbrido de metal, hardcore e rock’n’roll, capaz de apelar a fãs dos Motörhead, dos Melvins ou até dos Darkthrone. São uma banda num milhão; uma exceção à regra numa cena cada vez mais formatada; músicos que não têm receio de pisar os calos dos puristas e que revelam uma força sónica avassaladora, capaz de abanar as estruturas de um prédio de pequenas dimensões. Apoiada em atuações extremamente intensas, no vértice do espancamento old school e da modernidade que lhes corre no ADN, a dupla passou os dois últimos anos a suar as estopinhas pelo mundo fora, com digressões constantes deste e do outro lado do Atlântico, incluindo diversas passagens demolidoras por Portugal em espaços fechados. O upgrade ao palco do VOA é natural, mais um fruto do crescimento que vai dar novos frutos no mês de Abril, com a edição de «Ode To The Flame» através da gigantesca Nuclear Blast.

Dark Oath

Com bandas como Amon Amarth, Ensiferum, Fleshgod Apocalypse e Septic Flesh entre as principais fontes de inspiração, não é difícil antever que os portugueses DARK OATH fazem música bem pesada, mas também épica, pautada por um sentimento vitorioso remanescente de outra época. De formação relativamente recente, o projeto deu os primeiros passos há seis anos quando, no Verão de 2009, os guitarristas José Bértolo e Joël Martins se juntaram pela primeira vez, dando início a uma colaboração artística que lhes permitiu começar por idealizar um conceito e, depois, dar início à sua afirmação como novo valor a ter em conta no panorama. Depois de um período inicial de composição que durou alguns meses, a dupla atira-se então à busca por outros músicos para completarem uma formação capaz de atuar ao vivo. É com Pedro Galvão sentado atrás do kit de bateria, Danilo Dias no baixo e, na voz, Carlos Pereira que se estreiam em palco em Fevereiro de 2010, numa altura em que ainda nem sequer tinham comemorado doze meses de existência. Pouco tempo depois Danilo abandona o coletivo, sendo substituído por Emerson Nunes ainda antes das gravações do EP de estreia «Under a Blackened Sky», que teve edição auto-financiada em Novembro do mesmo ano. Ainda a debaterem- se com mudanças, a banda troca de vocalista, recrutando Sara Leitão para as gravações do segundo EP, intitulado «Journey Back Home», que foi disponibilizado ao público em 2012. Já após a saída de Emerson e da entrada de Afonso Aguiar para a posição de baixista, o grupo consolida finalmente uma formação sólida, passando os próximos três anos a moldar a estreia no formato longa-duração. Agora, 2016 promete ser um ano de expansão para a banda de Coimbra, com a recente assinatura de um contrato com o selo italiano WormHoleDeath Records com vista à edição de «When Fire Engulfs The Earth», uma coleção de dez temas com raízes bem vincadas no death metal escandinavo, vertente melódica e épica.


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: Anthrax, Dark Oath, Kreator, Mantar


  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *