13 Mar 2014 a 15 Mar 2014

Talkfest: Conclusões do evento que discutiu os festivais de música em Portugal

Talkfest: Conclusões do evento que discutiu os festivais de música em Portugal

“Talkfest é o kick off  dos festivais de música” (Marketeer,2014,mar)

Talkfest teve a sua 3ª. edição de 13 a 15 de março, juntando uma vez mais os melhores oradores da indústria da música para discutirem temas atuais em relação à temática dos “Festivais de música em Portugal”. Aos nomes nacionais, como Nuno Sousa Pinto (diretor geral Rock in Rio Lisboa), juntaram-se 5 oradores europeus representantes de Glastonbury, Exit Festival, Green Man Festival, Kendal Calling Festival Awards, Ltd., no International Day.

O evento contou com mais de 1200 pessoas ao longo de três dias nas 5 vertentes: Conferências, PRO – apresentações profissionais, Documentários, Seminários e Concertos, tendo um impacto mediático forte com presença nos maiores meios de divulgação do país e destaques internacionais.

MRtalkfest'14_31

Os dois primeiros dias destacaram-se pela abordagem profissional e esclarecedora de temáticas que preocupam a indústria dos festivais e da música em geral, abordando problemáticas relativas aos festivais de nicho, àsustentabilidade do artistamobilidade reduzida, a questão dofinanciamento de eventos, bem como a problemática do excesso de festivais ou a falta de festivaleiros. Foram também apresentados os estudos sobre o perfil do festivaleiro em Portugal pelo Talkfest e a sua comparação com o Census Market Report realizado pelos Festival Awards, Ltd.

As conclusões das conferências foram muitas e o balanço positivo, ficando no ar a mensagem de que a um nível geral a indústria dos festivais tem muitos desafios pela frente, mas que continuará a ter uma relevância inegável no panorama económico nacional.

A nova vertente PRO – Apresentações profissionais possibilitou um espaço para o empreendedorismo e o incremento de um novo tipo de público que puderá ser dinamizador da indústria, sendo uma área a manter e a aprimorar para o futuro.

A afirmar a tendência das últimas edições, o Talkfest’14 caracterizou-se também pela já habitual interação entre o público e os oradores que aproveitam o evento para esclarecer todas as questões e levantar problemáticas relacionadas com a indústria estabelecendo uma troca de conhecimentos e experiências muito enriquecedora. O networking e partilha de conhecimentos/ contactos nos intervalos das conferências foi também um dos factores que mais marcou esta edição do Talkfest, envolvendo todos os participantes do Talkfest, a organização, os oradores, o público, promotores, patrocinadores e parcerias, etc…

No último dia, os seminários (dados por Rui Ventura – presidente APPM e Ana Bacalhau/Pedro Silva Martins, dos Deolinda) foram  dois momentos que se destinguiram pela sua qualidade e unicidade, com conteúdos exclusivos para o Talkfes’14. Os concertos foram uma vez mais memoráveis, celebrando o que de melhor a música portuguesa tem.

MR_ConcertosTF14 (27)

Fonte: Press Release Talkfest
Fotos: Melissa Rito


Ainda não és nosso fã no Facebook?


  • Partilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.