Relembrar o passado de olhos postos no futuro – a rendição de NBC no Olga Cadaval

Relembrar o passado de olhos postos no futuro – a rendição de NBC no Olga Cadaval

A barba é de agora, e muito possivelmente a maturidade também. A verdade é que passados 10 anos de Maturidade, o passado parece-nos mais presente do que nunca.

Timóteo Deus Santos, NBC, mostrou desde cedo a sua competência enquanto rapper mas também melodicamente em terrenos como o R&B ou soul, algo que nem sempre foi visto com agrado por colegas do género. Hoje, felizmente, poucos se ofendem que um rapper seja simultaneamente capaz de produzir acústicos de forma exímia, dando cartas em diversos géneros musicais, como NBC nos tem vindo a mostrar ao longo dos anos.

Estando a viver uma fase em que o hip-hop é rei, e seja qual for o caminho escolhido por NBC, ninguém lhe pode tirar o estatuto enquanto impulsionador do hip-hop nacional e a noite de 10 de Novembro não podia ter sido uma melhor celebração disso mesmo.

Passada uma década do lançamento de Maturidade, o Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, foi a casa que acolheu família, amigos e claro, fãs, numa noite de comemoração, nostalgia, mas também de reconhecimento pela contínua reinvenção de NBC.

Caídos os panos, revelada a banda, e de sorriso estampado na cara, NBC dizia “A viagem começa agora”. Ao longo de cerca de hora e meia, e entre simbolismos desde as calças de ganga usadas no Rock In Rio, ao casaco amarelo de Heróis ou as asas de Acorda, percorreram-se todos os temas de Maturidade que, sem surpresas, continuam na boca do público como se continuássemos em 2008.

Além de vários amigos em palco, e do filho (em quem vamos ficar de olho), NBC teve como convidados Luiz Caracol, e ainda Dino D’Santiago, Virgul e Sir Scratch.

Para o encore ficaram guardados os temas Segunda Pele, NBCioso e Espelho, com um Olga Cadaval rendido, de pé, e desdobrando-se em aplausos. Podemos ter entrado como admiradores, mas no final da noite saímos todos como família.

Mónica Borges  

Acho todos os cães bonitos, gosto de festivais e ainda mais de imperiais.


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: NBC

  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *