Ponte Internacional Valença-Tui é palco de um concerto com 10 pianistas a tocarem em simultâneo

Ponte Internacional Valença-Tui é palco de um concerto com 10 pianistas a tocarem em simultâneo

Criado pela pianista Andrea González em 2013, o IKFEM – International Keyboard Festival & Masterclass realiza-se pelo quinto ano consecutivo na Eurocidade Valença-Tui, entre os dias 21 e 25 de Julho. Composto por concertos mas também masterclasses e workshops, tudo de acesso gratuito, este festival tem como fio condutor os instrumentos da família das teclas como o piano, o fortepiano, o órgão, a concertina, o cravo, o acordeão, a sanfona e o piano electrónico.

A 10 dias do arranque da 5ª edição é conhecida toda a programação e o destaque vai para os concertos de inauguração que terão lugar na Ponte Internacional Valença-Tui. A partir das 19h30 de dia 21, todas as atenções concentram-se na obra arquitecto espanhol Pelayo Mancebo, inaugurada em 1886. É lá que vai tocar a banda de pop-indie-folk de Tui, Best Boy, às 20h00. Uma hora depois acontece o concerto a dois pianos de Abe Rábade e Javier Otero. E às 21h45 o momento mais aguardado desta edição: o concerto com 10 pianos em simultâneo, com pianistas dos dois lados da fronteira entre eles artistas e professores do IKFEM; professores dos principais conservatórios de música do Norte de Portugal e da Galiza; e Andrea González, a directora do Festival.

Haverá ainda actividades para os mais novos e uma zona de alimentação.

[Neste dia, a circulação na Ponte Internacional será limitada a partir da 15h00.]

Novidade é também o concerto de encerramento do IKFEM com Carlos César Rodríguez. Considerado pelo Washington Post como “um pianista virtuoso”, é reconhecido pela sua mestria e versatilidade. Estreou-se ao piano com apenas cinco anos, na Venezuela, e com 21 actuou no Carnegie Hall. Desde então já tocou por toda a Europa, EUA – em locais como o John F. Kennedy Center ou a Casa Blanca – e nos Emirados Árabes.

Colaborador de Denyce Graves e Plácido Domingo, Carlos César Rodríguez é o director musical da companhia de dança Word Dance Theatre e director musical da companhia de ópera de Washington DC.

No IKFEM actua a 25 de Julho, dia da Galiza. E para celebrar irá incluir no seu repertório música do compositor galego Octavio Vázquez, do compositor de Granada Enrique Granados e, em estreia, uma obra do compositor americano Samuel Post.

Fica assim apresentada a programação da 5ª edição do IKFEM – International Keyboard Festival & Masterclass que, entre 21 e 25 de Julho, conta ainda com concertos da soprano Graciela Rodríguez, do pianista Daniel Pereira, Miguel Campinho, Emilio Villalba & Sara Marina, do órgão de João Vaz, da música barroca interpretada por Ignacio Prego e o seu ensemble Tiento Nuevo, e do folk-indie-pop dos Best Boy.

Com o intuito de fortalecer as sinergias entre a cultura portuguesa e a espanhola, o IKFEM oferece um programa artístico diversificado que abrange diferentes géneros musicais que vão do barroco ao jazz, do clássico à electrónica, sem esquecer o lírico, pop, folclore e sinfónico.

Recorde-se que nas edições anteriores, o IKFEM contou com a participação dos pianistas Vincenzo Balzani (Itália), Pedro Burmester (Portugal), Rasa Biveiniene (Lituânia), Albert Mamriev (Israel), Daniel Pereira (Espanha) e Maurizio Moretti (Itália); os organistas Marisol Mendive e Juan de la Rubia (Espanha); os cravistas Ana Mafalda Castro e Julio Galvão (Portugal); a fortepianista Patricia Rejas (Espanha); os pianistas de jazz Abe Rábade e Alberto Conde (Espanha); o sanfoneiro Antón Corral (Espanha); a fadista e pianista Maria Ana Bobone (Portugal); o acordeonista Victor Pireto (Espanha); entre muitos outros.

Em quatro anos, o festival teve ainda a honra de formar 80 estudantes de nove países: Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, Holanda, Áustria, Rússia, China e Japão. Alguns deles foram premiados em concursos internacionais e regressaram ao IKFEM como artistas convidados.

 

Fonte: Press Release


Ainda não és nosso fã no Facebook?

  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *