15 Ago 2018 a 18 Ago 2018

Paredes de Coura confirma Arcade Fire a 18 de Agosto

Paredes de Coura confirma Arcade Fire a 18 de Agosto

Foi em 2005 que os Arcade Fire se estrearam em Portugal, num concerto na Praia Fluvial do Taboão. O acontecimento histórico, no palco principal do festival, vive até hoje na memória de todos os que o presenciaram, e no imaginário de todos os que o perderam.

Na altura, foi com Funeral que o grupo de Montreal presenteou o público com uma actuação explosiva, catártica, capaz de provocar epifanias a tantos que ali estiveram. A banda, e a visão muito própria que criou do rock alternativo, continua a fazer História com a intensidade de sempre e uma carreira repleta de prémios e músicas (que viram verdadeiros hinos) no topo das tabelas internacionais.

Escreveu-se, na altura, que “não acontece assim tantas vezes, ouvir o som da história a fazer-se.” O regresso faz-se agora. 13 anos depois, a banda de Win Butler volta ao sítio onde foi feliz, e onde deixou fez tanta gente feliz: o palco principal doVodafone Paredes de Coura. O concerto está marcado para sábado, dia 18 de Agosto.

Considerada uma das bandas essenciais do século, os Arcade Fire formaram-se durante o verão de 2003, depois de Win Butler ter ouvido Régine Chassagne numa exposição de arte de Montreal e terem começado a compor juntos. Numa mistura encorpada e eclética de bossa nova, punk, canção francesa e música pop, rapidamente encabeçaram a realeza do indie no início dos anos 2000.

Depois do lançamento do primeiro EP, em 2003, a aclamação da crítica, e público, chegou em 2004 com o primeiro álbum, Funeral, resultado de uma catarse conjunta em estúdio. A partir daqui as datas na estrada foram sucessivas e começaram as nomeações para prémios e as aparições nas listas de melhores do ano de diversas publicações especializadas. Depois de um ano exaustivo, a banda comprou uma igreja, cenário de gravação de Neon Bible, trabalho de 2007 marcado pela diversidade de instrumentos desde órgão e coro até uma orquestra completa. Seguiu-se Suburbs, uma ode de 16 faixas universalmente aclamada e que chegou a número 1 nos Estados Unidos e Reino Unido e lhes deu, no ano seguinte, uma variadíssima lista de nomeações e prémios que foram dos Grammy aos BRIT Awards. Começaram a trabalhar no seu quarto lançamento em 2012, com James Murphy na produção. Reflektor foi uma vez mais aclamado e levou a uma ambiciosa tour mundial. Um documentário da tour, lançado em 2015, chegou a ser selecionado para ser exibido no Toronto Film Festival nesse ano. O antecipado álbum Everything Now chegou o ano passado.

Reconhecida como uma das melhores bandas ao vivo e com um lugar firme no topo das melhores bandas mundiais do actualidade, os Arcade Fire juntam-se ao cartaz da 26.ª edição do Vodafone Paredes de Coura, de regresso à Praia Fluvial do Taboão nos dias 15, 16, 17 e 18 de Agosto. Os canadianos juntam-se aos já confirmados Fleet Foxes, Skepta, Curtis Harding, And You Will Know Us By The Trail Of Dead e Big Thief.

 

Fonte: Press Release


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: Arcade Fire


  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *