21 Jul 2017 a 23 Jul 2017

Novas confirmações no MIMO Amarante: Manel Cruz, Tinariwen e Nação Zumbi

Novas confirmações no MIMO Amarante: Manel Cruz, Tinariwen e Nação Zumbi

Manel Cruz, Tinariwen e Nação Zumbi juntam-se a Herbie Hancock – que dará um concerto exclusivo em Portugal – na segunda edição do festival que se realiza entre 21 e 23 de Julho.

O carismático vocalista dos Ornatos Violeta, Pluto, Supernada e Foge Foge Bandido regressa aos palcos em 2017 com um novo projecto, em nome próprio. Depois de um período dedicado às artes plásticas – outra das suas áreas de intervenção artística – Manel Cruz está de volta com novas canções ao lado dos suspeitos do costume: Edú Silva (baixo, teclados), Nicot Tricot (flauta transversal, teclados, guitarra eléctrica) e António Serginho (percussão, teclados).

O MIMO Festival Amarante recebe, assim, o primeiro concerto de uma pequena série que o músico e compositor dará este verão. Manel Cruz foi convidado a encerrar o festival dia 23 de Julho, e, além das músicas novas, vai recordar canções que se tornaram hinos de uma geração.

Do Mali, vem a banda Tuareg de guitarras formada no final dos anos 70. Os Tinariwen actuam dia 21, trazendo o calor do blues do norte de África e “Elwan”, o sétimo disco do grupo, que será editado em Portugal durante o MIMO Festival Amarante. Gravado em França, Marrocos e Califórnia, em 2016, tem sido considerado pela crítica como o melhor álbum do grupo desde “Amassakoul”, lançado em 2004.

O grupo mistura rock, blues e tichumaren, música tradicional do nordeste do Mali associado à luta política do povo Tuareg, num registo original que valeu aos Tinariwen o Grammy para Melhor Álbum de World Music em 2012. O novo disco, assim como o concerto, apresenta canções que meditam sobre ancestralidade, união e companheirismo, impulsionados pelas guitarras contagiantes, hipnóticas e cheias de groove. Participam de “Elwan” o guitarrista Matt Sweeney (Will Oldham e Run the Jewels) e os músicos Kurt Vile, Mark Lanegan (ex-Screaming Trees) e Alain Johannes (ex-Queens of the Stone Age).

Do Brasil, chegam a Amarante, dia 21, os pernambucanos Nação Zumbi, banda referência do rock brasileiro. Na bagagem trazem o décimo álbum, homónimo, que marca o regresso aos originais depois de sete anos de “Fome de Tudo” e conta com a participação de Marisa Monte.

No ano em que se assinalam 20 anos da morte de Chico Science, vocalista e fundador dos Nação Zumbi, o grupo, precursor do Manguebeat no Brasil – e agora composto por Jorge Du Peixe (voz), Lúcio Maia (guitarra), Dengue (baixo), Pupillo (bateria), Toca Ogan (percussão), Da Lua e Tom Rocha (alfaias) – vai revisitar as músicas que ficaram na história do importante movimento, um cruzamento de elementos da cultura regional de Pernambuco, como o maracatu rural, com a cultura pop, sobretudo o rock’n rol, funk e o hip-hop.

Fonte: Press Release


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: Manel Cruz, Nação Zumbi, Tinariwen


  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *