Microfome apresenta-se no Meu Mercedes

Microfome apresenta-se no Meu Mercedes

Uma travessia atlântica e um grupo de amigos, foi isto que possibilitou o primeiro evento da Microfome. Os santos ou amigos da casa Kass & Riça e KAP juntaram-se ao poeta, artista Daniel Johnson que se dá pelo nome de Written by Daniel, mas já lá iremos.

À conversa com João da Microfome fica-se a saber que pretendem ser mais que uma promotora/produtora, nas palavras do próprio são sim um “colectivo artístico-barra-label independente sem género definido” e isso é facilmente identificado com a multidisciplinaridade já na calha, com 1 EP e uma Graphic Novel de Written by Daniel.

Já a pensar no próximo evento realçou que não têm um subgénero definido, pretendendo apenas fazer e trazer boa música e arte.

Passando já das zero horas Kass & Riça subiram ao pequeno palco do pequeno bar com o nome enorme (O meu Mercedes é maior que o teu) que procura recuperar o fôlego e azafama de outras alturas.

Um duo descomplicado em que um é calmo e sereno e outro por ora com energia a mais trouxeram um hip-hop como eles – descomplicado e fácil de ouvir pois o lirismo fugiu à máquina automática da lei das ruas e bascula sim entre o cómico e os desamores.

Houve tempo para tudo, desde missivas políticas, porém confusas, a levarem ainda mais amigos ao palco para uma sessão de improviso em cima de um beat por um beatboxer. Claramente adiantados no tempo quando às 00:30 cantam acerca da uma da manhã, ou seria pressa para ver e ouvir Written by Daniel?

Written by Daniel no palco com alguma timidez mas fez-se arte mais que hip-hop, mais que música – o cantautor fez-nos viver uma experiência ou se preferirem uma instalação sonora. Algo único mas que merecia um melhor ambiente ou melhor espaço – a acústica do bar é a acústica disso mesmo, um bar – não de uma sala de espetáculos, mas estamos no underground, é mesmo assim. Mais que uma prova de flow ou spoken word Daniel Johnson contou-nos as suas histórias e declamou a sua poesia. Autor, cantor, artista, produtor e poeta tudo num só e tudo numa escala só ao alcance de alguns foi uma surpresa como já não tinha há muito. Até o volume1 da Graphic Novel adquiri tamanho foi o interesse despertado e para que se perceba a conceptualidade do que Daniel e a microfome fazem, esta BD é já acompanhada por um álbum. Sem dúvida um artista a acompanhar.

Segue-se Kap, que gosta muito de reviews, sozinho em palco e que nem homem dos sete instrumentos já com todas a provas dadas debitou parte do que tinha para dar mesmo já sabendo toda gente que ele é grande e nada o impede. Nada o impediu de “testar” uns beats novos no ambiente relaxado e amigável que preencheu o Mercedes. Talvez sejam os ares de Gaia mas por lá faz-se bom hip-hop e Kap faz sentir que a escola iniciada por Dealema e Mind da Gap teve bons alunos e muitos deles são aprovados com distinção no exame final que é ter um palco e um microfone.

A (micro)fome crescerá, pelo menos assim se espera.

Hugo Sousa  

Hugo de nome de baptismo, também responde a quem lhe chamar relva. Apenas mais um com tempo livre a mais, tempo dedicado a música, cinema e geekices.


Ainda não és nosso fã no Facebook?

  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *