1 Ago 2014 a 10 Ago 2014

Jazz em Agosto volta aos jardins da Gulbenkian

O Jazz em Agosto volta aos Jardins da Gulbenkian e nesta edição de 2014 dando especial destaque à sonoridade da guitarra começando logo no dia de abertura com um concerto do mítico James Blood Umer e da sua The Memphis Blod Band com o também exímio guitarrista Vernon Reid que é como quem diz, Mississipi meets the funk logo a abrir.

Outro virtuoso guitarrista a estar presente no Jazz em Agosto é Marc Ribot que com os Ceramic Dog prometem um som que leva o jazz por outras andanças. Não se admirem de ouvir Dave Brubeck logo seguido por Tom Waits ou mesmo Ramones.

Num jazz de outra onda, mais dado à improvisação, teremos nomes de peso como o também guitarrista Fred Frith e o baterista Charles Hayward.

Como nem só de guitarras se faz o jazz, os baixos e conta-baixos também terão o seu destaque. O baixista Bill Laswell nos Massacre e a contra-baixo Joëlle Léandre no MMM Quartet são alguns dos nomes que marcarão também presença nesta edição de 2014 do Jazz em Agosto na Gulbenkian.

Portugal tem também lugar guardado nesta edição. Luis Lopes Lisbon Berlin Trio, liderado pelo guitarrista português Luis Lopes e a Big Band que encerra o Jazz em Agosto, L.U.M.E. – Lisbon Undreground Music Ensemble, dirigida por Marco Barroso e que certamente nos trará sonoridades do mais tradicional jazz ao boogie-woogie.

De referir ainda que este ano o festival Jazz em Agosto apresenta ainda várias sessões de cinema documental com a exibição entre outros de The Soul of a Man, o primeiro dos sete documentários da série The Blues, produzida por Martin Scorcese, ou Dancing to a Different Drummer em torno da vida e obra do baterista Chico Hamilton.

Pedro Rebelo  

Apaixonado pela internet desde 1994, blogga por vocação desde 2001, depois do devanio da juventude no direito licenciou-se em ciências da comunicação com especialização em comunicação, cultura e artes.


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: Charles Hayward, Fred Frith, James Blood Ulmer, L.U.M.E. – Lisbon Undreground Music Ensemble, Luís Lopes Lisbon Berlin Trio, Marc Ribot, Massacre, MMM Quartet, Vernon Reid


  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *