Era uma vez um sonho de menino – Reportagem no concerto de Tony Carreira no MEO Arena

Era uma vez um sonho de menino - Reportagem no concerto de Tony Carreira no MEO Arena

Vinte e seis anos de carreira, vinte e dois álbuns e um sem número de concertos esgotados – talvez assim se possa rapidamente resumir a enorme carreira de Tony.

Enquanto prepara o novo álbum de originais, Tony Carreira conseguiu esgotar o dia 1 de Novembro no MEO Arena, tendo levado à realização de outro concerto nas vésperas. O espaço é-lhe familiar; afinal, foi a décima quinta vez que subiu a este palco.

Cantor romântico, ícone da música ligeira portuguesa – quer se goste ou não, a verdade é que Tony Carreira tem um percurso invejável, como músico e compositor. Consta que no sábado, a meio da tarde, já havia toda uma multidão pelo Parque das Nações, aguardando pela abertura das portas. À chegada da nossa equipa, perto das 21h, havia – literalmente – um mar de gente à volta do MEO Arena; assistimos ainda à chegada de alguns minibus “carregadinhos” de senhoras vestidas a rigor para a noite: cachecol com o nome do artista e uma bandolete luminosa na cabeça.

Tememos o pior quando, no momento da acreditação, o segurança nos identificou de imediato como potenciais “clientes” Tattoo & Rock Festival (que estava a decorrer na sala Tejo) e não propriamente com a team Tony. “Sim, viemos mesmo para ver, ouvir e fotografar o Tony.” E assim foi!

20141101225952-tonycarreira_meoarena-0009

O concerto teve início poucos minutos depois das 22h: Tudo por vocês foi o tema que deu o pontapé de saída a praticamente duas horas de concerto. Uma música dedicada aos fãs, assim como outras que ecoaram pelo MEO Arena. Por várias vezes, Tony elogiou o carinho e a dedicação do público – maioritariamente feminino, como o próprio salientou. Público fiel e amigo, que salvou o momento menos simpático da noite, com uma falha no sistema de som. Falha? Não há problema, o público canta e faz a festa.

20141101232702-tonycarreira_meoarena-0127

Eram muitas as mensagens que se podiam ler nos cartazes do público: “Tony dá-me o teu cão”, “Tony nem a crise nos afasta de ti”, entre outros. O cantor destacou um outro cartaz: “Tony dá-me o teu filho”, fazendo referência a outros tempos em que os cartazes diziam “Tony, faz-me um filho”. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades – até pelo facto dos seus filhos estarem crescidos e com um ar muito saudável.

A sua filha Sara é a única que tem o apelido Carreira mas que ainda não tem uma carreira musical propriamente dita, tal como os seus irmãos David e Mickael. Teve oportunidade de subir ao palco para cantar Hoje menina, com o seu pai.

20141102003031-tonycarreira_meoarena-0401

Depois do momento acústico, A vida que eu escolhi foi o tema escolhido para encerrar o concerto, que conheceu um encore que, se me permitem dizer, mora na filosofia: Porque é que vens. Ora essa, Tony! Venho só para te ver e ouvir! A noite terminou com Este sabor a ti que levou ao rubro os presentes no MEO Arena.

2014 será certamente um ano marcante para Tony: recebeu o galardão de World Best Selling Portuguese Artist, dos World Music Awards e lançou, em França, o álbum de duetos Nos Fiançailles France Portugal, que conheceu entrada directa para a quarta posição do top nacional francês. Para a equipa dos Horários dos Festivais, 2014 marca o ano em que participamos desta comunhão única, de partilha e de cantares em uníssono com o grande Tony. Só nos faltou mesmo a bandolete luminosa – shame on us!

20141101233834-tonycarreira_meoarena-0249

António Manuel Mateus Antunes, pai de Sara, David e Mickael. Tony Carreira. O menino nascido na Beira Baixa, que emigrou para França e que nunca deixou de alimentar os seus sonhos. Tony – para toda uma legião de fãs que encheram o MEO Arena e com ele cantaram muitos êxitos. E depois? Depois de ti, mais nada. Ok, na verdade, Tony ruma até Lille – Zenith para um concerto, no dia 21 de Novembro.

Veja todas as fotos de Tony Carreira no MEO Arena a 1 de Novembro

Joana Rita  

Joana Rita é filósofa, criadora de conteúdos, formadora e investigadora. Ah! E uma besta muito sensível.


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: Tony Carreira

  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *