Entrevista a Florence Road: “Florence Road é para toda a gente, é para mães e pais, crianças pequenas, crianças grandes”

Estivemos no último dia do NOS Alive à conversa com o quarteto irlandês, Florence Road. As melhores amigas de infância, Lily Aron, Emma Brandon, Hannah Kelly e Ailbhe Barry, formaram em 2019, uma banda que hoje toca em grandes arenas por todo o mundo. Numa entrevista conduzida em inglês, e aqui traduzida, conversamos sobre sentimentos, lazer e cultura gastronómica portuguesa, celebrando o aniversário de Hannah, baterista da banda.

[Catarina – Musicfest PT] Vocês falam bastante sobre a vossa longa amizade, sendo as quatro melhores amigas de infância. Ao longo dos anos foram assistindo a diversas mudanças, seja enquanto pessoas, mulheres, e artistas. Acham que atuar em grandes palcos, como hoje no Palco Heineken do NOS Alive, ou a abrir para a Olivia Rodrigo ou Wolf Alice, faz-vos sentir novamente crianças a brincar no recreio? Ainda há aquela sensação mística infantil na vossa performance?
[Lily Aron] Eu acho que sim, acho que é pura felicidade que não sentimos em mais lado nenhum, pelo menos para mim, não tenho quaisquer outros pensamentos na minha cabeça sem ser tocar e estar presente em palco com elas. É também um momento de silêncio no meio de tanto barulho. [Hannah Kelly] Adoro essa pergunta, é muito fixe!
[CM] É espetacular, como vocês conseguem manter esse divertimento e liberdade em palco perante centenas de pessoas, vocês têm crescido exponencialmente nos últimos tempos e é muito bonito ver o vosso sucesso a crescer. Já os vossos fãs, ficam muito curiosos em como conseguem descomprimir depois de tantos concertos, reconhecidos pela sua intensidade. Então, gostava que nos dessem, em primeira mão, o segredo para o relaxamento. Quais é que são os vossos hobbies de eleição durante uma digressão, entre os quais são capazes de se separarem, por momentos, da vossa persona em palco?
[HK] Nós ainda agora estávamos a jogar um jogo de Snap, espero que não tenham apanhado isso! [Todas] Jogar às cartas, sem dúvida. E Nintendo! Nós amamos jogar na Nintendo.
[CM] Que engraçado, não estava à espera! Que tipo de jogos é que não podem faltar?
[Emma Brandon] Recentemente, comprámos o Super Mario Party: Jamboree. Nós jogamos muito os jogos do Super Mario. [LA] Jogamos tanto Mario Kart, é inacreditável.
[CM] E qual de vocês é que costuma ganhar?
[LA] Ui, isso é uma debate que temos constantemente!
[CM] Já vi que se divertem imenso antes de entrarem no palco. Para terminar gostava de explorar um pouco a vossa relação com o público. O vosso som é altamente influenciado por grandes ícones dos anos 90, por exemplo a Alanis Morissette. O que acham de terem uma audiência que tem tanto de Gen Z como de pais Millennials? Sentem-se compreendidas, é fácil estabelecer uma boa conexão com o público apesar da diferença de idades?
[LA] Sim, claro! Florence Road é para toda a gente, é para mães e pais, crianças pequenas, crianças grandes. E isso é que tem graça, há partes na nossa música que todas as pessoas podem vir a gostar, e umas mais que outras. Mas, adoro que tenhamos uma audiência tão diversificada.
[CM] Serem uma banda para todas e todos é ótimo, pois há um sentimento de pertença onde quer que vão. Por fim, gostaria de jogar um jogo convosco, se me permitirem! Alguma de vocês já esteve em Portugal num contexto pessoal?
[EB] Eu já estive de férias mas nunca toquei cá. [LA, HK, Ailbhe Barry] Nós nunca, é a nossa primeira vez.
[CM] Perfeito! Assumo que estejam familiarizadas com o jogo “Kiss, Marry, Kill”, porém, este é apenas com símbolos gastronómicos portugueses, e mediante os três, quero que me digam quais dariam um kiss, quais casariam e quais matavam. Ofereci-vos há pouco uns pastéis de nata que podem provar agora, se assim quiserem, para terem a certeza da vossa resposta.
[LA] Que giro. Estamos prontas, nunca comi um pastel de nata, isto é maravilhoso. Não consigo largá-lo!

[CM] Em primeiro lugar, claro que temos os pastéis de nata, um doce típico e muito adorado por todo o país, e pelo mundo – é feito com massa folhada e um creme de ovos por dentro, e é sempre melhor com canela porcima. Em segundo, temos o bacalhau, é um peixe muito cobiçado por cá, até porque temos mais de 30 formas de o preparar. E em terceiro, o rissol de camarão, que é uma massa frita com uma pasta de camarão por dentro, é um salgado muito famoso.
[HK] Uau, pasta de camarão? Isso parece incrível. [EB] Eu optava por casar com o bacalhau, porque tem muitos nutrientes e é mesmo versátil, amamos variedade. [LA] Oh, kiss, eu acho que beijaria o pastel de nata, com língua e tudo. Estou a brincar! [Todas] E lamentamos mas assim vamos ter de matar o rissol…
[CM] Parecem-me escolhas ponderadas e perfeitamente aceitáveis, seria estranho se escolhessem matar o pastel de nata! E bem, meninas, por hoje é o que tenho para vocês. Muito obrigada pela vossa disponibilidade, simpatia e, claro, que o vosso concerto logo às 18h corra bem, nós lá estaremos para vos apoiar.
Florence Road contam com inúmeros singles e o mais recente EP “Spring Forward”, lançado em março de 2026, que inclui as músicas “Hanging Out To Dry” e “Miss”, já disponíveis em todas as plataformas de música digitais.

