E aos 20, a festa foi maravilhosa! – Os The Gift no Multiusos de Guimarães

E aos 20, a festa foi maravilhosa! - Os The Gift no Multiusos de Guimarães

Quem diria, há 20 anos, que uma pequena banda de Alcobaça que ninguém queria editar, chegaria ao Multiusos de Guimarães, cheio até cima, como uma das maiores de Portugal? Apenas eles, os The Gift, que sempre acreditaram no seu valor. E nós, que os ouvimos desde sempre, desde o primeiro álbum editado em nome próprio. E que bem fizemos!

A festa estava montada, o pavilhão cheio, tudo pronto para comemorar 20 anos de carreira, de um sonho. E foi de sonho que a festa se fez. Um palco dividido em vários palcos, como que a anunciar que de fases se faria o espectáculo, fases distintas da música dos meninos de Alcobaça.

Um vídeo com um mestre de cerimónias anuncia o concerto como a história da carreira da banda, introduzindo o ultimo single, Clássico, que anuncia um espectáculo que para sempre será um clássico a relembrar. Pelo meio, uma explosão de confettis, a dar cor à festa que se seguiu, e Sónia Tavares a voar pela assistência, como anjo de voz clara a encantar o mundo.

De novo um vídeo a separar os momentos da carreira da banda, e a seguir, num pequeno palco frontal, isolado com uma cortina, e apenas com os 4 membros da banda, as primeiras pérolas sonoras da carreira. Laura, Dream With Someone Else’s Dream e How The End, Always The End a arrancar ovações ainda maiores que as restantes músicas até ali.

Mais um vídeo, e a cortina sobe, e é na totalidade dos palcos que se encontra uma secção de cordas e outros músicos, que acompanham a banda no sensacional OK, Do You Want Something Simple, com a assistência, sentada, a não conseguir parar e a levantar-se das cadeiras para dançar ao som de um dos primeiros sucessos dos The Gift. A terminar este momento, Butterfly arranca mais uma ovação enorme para a banda.

Após mais um contar da história da banda, a secção de cordas abandona o palco, desce uma cortina branca que divide o palco em meio, e ouvem-se os primeiros acordes de Wallpaper, seguido de Meaning Of Life, que mais uma vez põe a plateia a dançar, e Primavera, cantado em coro e ovacionado por muito tempo.

E é seguido de um último vídeo que todo o palco se abre de novo, e se ouvem Made For You, Question Of Love e RGB, com a plateia a explodir em palmas e dança por todo o lado. O palco, as projeções, a iluminação a proporcionar uma energia que, em conjunto com a performance da banda, torna impossível ficar quieto! Um grande momento!

Depois segue-se Driving You Slow, e a festa continua, pessoas a dançar, a bater palmas, cantando em coro com a banda, Sónia está radiante, enérgica, corre de um lado para o outro, em mais um momento épico.

Um momento de acalmia, com Front Of, seguido de The Singles, onde mais uma vez o pavilhão dançou e bateu palmas, como se não quisesse parar de ser parte daquela festa incrível que se desenrolava nesse momento. E é com In Repeat que esta parte do concerto finaliza, com toda a assistência a dançar e bater palmas. Mas ainda havia surpresas em espera…

Eis que surge o mestre de cerimónias, vindo da assistência, e sobe a um pequeno palco no centro da plateia, para contar o final dos 20 anos, e prometer muitos mais para a já não tão pequena banda. Um piano montado nesse pequeno palco serve para Nuno acompanhar Sónia, de novo a voar pela assistência, em Fácil de Entender, até que ela pisa o pequeno palco. Depois, uma homenagem a Frank Sinatra, que faria 100 anos naquela noite, em My Way, ovacionada de pé pela plateia.

Seguir-se-ia My Lovely Mirror e, em apoteose final, Music, com os músicos a retornarem ao palco e a agradecerem de forma efusiva o também enorme aplauso com que foram brindados durante vários minutos.

Grandioso espectáculo, com uma selecção especial das músicas que fizeram estes 20 anos, e com a energia a que os The Gift sempre nos habituaram a chegar a maior altura ainda. Especial, para ficar na memória para sempre! Que venham mais 20 assim!

Alexandra Machado  

Trabalhando na Licenciatura em Línguas Literaturas Europeias. Paixão por dança, conduzir e maquilhagem artística.


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: The Gift

  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *