11 Ago 2017 a 14 Ago 2017

BONS SONS: cultura para toda a família (programação para crianças e famílias)

O público do BONS SONS tem a oportunidade de viver a programação musical de forma diferente, através de inúmeras propostas que permitem a exploração de outras artes e ambientes. Em Cem Soldos vai haver muita vida para lá dos concertos com actividades pensadas para todos os elementos da família, até porque as crianças até aos 11 anos (inclusive) têm entrada livre no BONS SONS.

Todos os dias, os novos pais podem levar os seus mais pequenos à descoberta das primeiras notas, desde o tempo em que estão na barriga das mães com “Música para futuras mamãs”, aos primeiros anos de vida com “Música para crianças”, até aos primeiros passos numa orquestra de instrumentos tradicionais. Para quem gosta de percussão, a oficina Vem Tocar Baterias será o destino ideal para com Nuno Sarafa (baterista de David Fonseca, X-Wife, Best Youth, We Trust, White Haus), construir instrumentos de percussão a partir de materiais recicláveis.

AEPGA – Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino traz de novo ao BONS SONS os simpáticos Burros de Miranda, raça autóctone e versátil, disponível para passeios a ritmo moderado adequados aos mais novos e mais velhos. A AEPGA ainda promove aulas de contacto com os animais, para dar a conhecer o Burro e a região de onde vem, e apresenta-o como companheiro de um contador de histórias, iniciativa com objectivo de promover os hábitos de leitura.

Durante os dias de festival os participantes podem ainda passar nos Jogos do Helder para experimentar os divertidos jogos interactivos, inspirados em tradições medievais, que divertem toda a família.

Como sempre o BONS SONS proporciona, através do Espaço Criança, o apoio logístico essencial aos pais, como a zona de fraldário e o aluguer de auriculares infantis para proteger a sensibilidade auditiva durante os concertos. Além disso, a programação diária do Espaço Criança com jogos, trabalhos manuais, brincadeiras, histórias, teatro, ginástica, tapete sensorial, entre outros, estimula a aprendizagem e privilegia o contacto com outras crianças num ambiente de BONS SONS. Os pais que pretenderem assistir aos concertos sem levarem as crianças para o bulício do público, podem ainda fazer uso dos serviços de babysitting, disponíveis neste espaço.

BONS SONS PARA FUTURAS MAMÃS

12 AGOSTO | 12:00 | ARMAZÉM

LOTAÇÃO: 10 PARTICIPANTES (GRÁVIDAS)

Dinamizada pela Canto Firme Tomar, haverá uma sessão dedicada a grávidas para estimular, com sons e música, o desenvolvimento do bebe. A sonoridade da música pode ser um dos primeiros contactos com a linguagem e os bebés percebem a mudança de ritmo, tom e velocidade do que é cantado ou transmitido.

BONS SONS PARA CRIANÇAS

11—14 AGOSTO | 10:00 E 11:00 | ARMAZÉM

LOTAÇÃO: 15 CRIANÇAS (DOS 0 AOS 6 ANOS)

As manhãs do BONS SONS são dedicadas aos mais novos e às suas famílias, com programação específica, organizada pela Canto Firme de Tomar. Disponível em duas sessões, uma às 10:00 e outra às 11:00, o Armazém recebe as crianças até aos 6 anos acompanhadas dos pais para darem os primeiros passos na procura de bons sons.

OFICINA: ORQUESTRA TRADICIONAL

11—14 AGOSTO | 14:00 | ARMAZÉM

LOTAÇÃO: 20 CRIANÇAS | (DOS 6 AOS 12 ANOS)

Ao início da tarde, juntam-se os mais novos para fazerem parte da orquestra de instrumentos tradicionais. É uma oportunidade para experimentar um instrumento diferente e para sentir novas dimensões da música, com uma amplitude orquestral. O ensaio será guiado por Pedro Sousa, da Canto Firme de Tomar.

OFICINA: VEM TOCAR BATERIAS

11 E 13 AGOSTO | 16:00 | ARMAZÉM

LOTAÇÃO: 10 PARTICIPANTES

Esta oficina pretende desenvolver a criatividade musical dos participantes e construir instrumentos de percussão com materiais recicláveis, sendo estes divididos por três categorias: graves (bombos ou tambores), médios (caixas ou blocos) e agudos (shakers ou maracas) – o “esqueleto” de uma bateria. A sessão é conduzida por Nuno Sarafa, baterista e percussionista.

JOGOS DO HELDER

11—14 AGOSTO | 11:00–20:00 | LARGO DO ROSSIO

Feitos de materiais tão simples como madeira ou corda, os Jogos do Helder usam apenas a energia mais acessível do mundo: a humana. Os jogos, muitos de inspiração medieval, são construídos pelo próprio Helder, e famosos por terem a notável capacidade de divertir pessoas de todas as idades.

PASSEIO COM BURROS

11—14 AGOSTO | 10:00 | CURRAL

A Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), propõe a realização de passeios com os burros à descoberta da natureza local, circundante a Cem Soldos. Mais do que um meio de transporte, o burro é um companheiro de viagem e, a passo moderado, é com grande facilidade que se estabelece uma relação de amizade.

A AULA DO BURRO

11—14 AGOSTO | 12:00 | CURRAL

Pelas mãos da AEPGA, pode-se conhecer melhor o Burro e a sua história. Gostar destes simpáticos animais passa por saber mais sobre as suas características e os seus hábitos, a sua forma de pensar e agir. Além dos cuidados e tratamento do animal, também se vai poder aprender mais sobre os valores culturais e naturais do Planalto Mirandês.

UM BURRO CARREGADO DE LIVROS… É UMA BURROTECA

12—14 AGOSTO | 18:00 | CURRAL

Um Burro carregado de livros é uma biblioteca itinerante que tem o burro como parceiro activo na divulgação da cultura, uma vez que é ele quem transporta os livros. Esta biblioteca itinerante é ainda acompanhada por um contador de histórias que através da cumplicidade criada com os seus ouvintes, os desperta para o mundo do imaginário, fazendo-os viajar pelas palavras, pelos gestos, sons e emoções.

ESPAÇO CRIANÇA

12—14 AGOSTO | 16:00-24:00

Espaço dedicado às crianças, para actividades que têm como objetivo motivá-las para diferentes tipos de aprendizagem, promovendo a interacção entre as várias crianças que participam na actividade e estimulando o seu desenvolvimento pessoal e social. O espaço dispõe ainda de uma zona de fraldário, de aluguer de auriculares infantis e de serviço de babysitting.

Vem viver uma Aldeia para todos.

 

Fonte: Press Release


Ainda não és nosso fã no Facebook?


  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *