31 Out 2016 a 2 Nov 2016

Anunciados os nomes para o Festival do Além

Anunciados os nomes para o Festival do Além

Aconteceu hoje, pelas 11h da manhã, no bar Oásis, na cidade de Palmira, a apresentação do Festival do Além. Trata-se do festival mais esperado de todos os tempos e que conta com nomes inolvidáveis da história da música.

António Sérgio, conhecido como o Lobo, foi o apresentador de serviço na conferência de imprensa onde não podíamos deixar de marcar presença.

O Festival do Além está a cargo da promotora You’re Gone For Good, gerida pelo conhecido George Martin, lendário produtor dos Beatles. Acontece nos Anéis de Saturno, nos dias 31 de Outubro, 1 e 2 de Novembro. “Tendo em conta os nomes presentes no cartaz, consideramos que é uma homenagem justa, levar a cabo este festival numa data em que lembramos os entes queridos que, enfim, já se finaram” disse George Martin, em exclusivo para o musicfest.pt

31 de Outubro

Haverá dois palcos onde os festivaleiros deste e de outros mundos poderão assistir a actuações únicas: o palco Ursa Maior e Ursa Menor. É neste último que Zeca Afonso fará a abertura do Festival, no dia 31 de Outubro, sendo seguido por António Variações. Jimi Hendrix, o Rei Elvis Presley e Bob Marley tomam conta do palco Ursa Maior e asseguram os bons momentos até às 22h, hora em que sobe ao palco o artista conhecido como Prince. “Foi uma contratação de última hora, ficamos muito surpresos com a notícia da morte de Prince. Por outro lado, é um grande orgulho, uma grande honra contar com a presença de tão grande artista”, referiu George, resgatando algumas gargalhadas dos jornalistas presentes na conferência de imprensa.

O primeiro dia do festival fecha em beleza, com Michael Jackson a prometer um espectáculo com os seus grandes êxitos. Michael foi um dos artistas presentes, esta manhã e manifestou a sua felicidade em fazer parte desta iniciativa inédita: “Cantar, dançar, fazer espectáculos – são coisas que me fazem sentir vivo.”

1 de Novembro

Carlos Paião e João Aguardela são os representantes portugueses no dia 1 de Novembro; dia em que sobem ao palco da Ursa Maior nomes como Joey Ramone, Frank Zappa e Johnny Cash.

A noite promete com as actuações de Jim Morrison e Kurt Cobain, que já prometeram apresentar um novo tema em conjunto: “Fomos muito inspirados pelo António Zambujo e Miguel Araújo e gostávamos de esgotar Coliseus com trabalhos a dois”, assumiu Cobain, que não faltou à conferencia de imprensa.

2 de Novembro

No dia 2 de novembro o Festival do Além acolhe o músico Bernardo Sassetti e a querida Amália Rodrigues. António Sérgio levantou o véu para a possibilidade de haver surpresas neste dia: “Estamos a tentar convidar os Delfins, uma banda que, na verdade, já se finou, mas que ainda não tem consciência disso. Está tudo em aberto.”

Janis Joplin, Amy Winehouse e John Lennon são as senhoras e o senhor que se seguem numa noite onde será certamente difícil dizer “este foi o concerto da minha vida”. David Bowie e Freddie Mercury encerram a primeira edição deste Festival do Além. Freddie teve a amabilidade de trocar algumas palavras com a equipa musicfest.pt, confessando: “Sinto-me um bocadinho under pressure, sobretudo por subir ao palco a seguir ao David. É sempre um prazer e já há algum tempo que esperava pelo momento em que pudesse abraçar o David.”

Portugal presente no Festival do Além

É com muito orgulho que a equipa musicfest.pt registou a presença de músicos deste país à beira mar plantado. Questionámos George Martin, que prontamente referiu “Para nós tinha todo o sentido incluir grandes nomes da música portuguesa. Vou-lhe confessar uma coisa: sempre tive o desejo secreto de produzir um dueto entre o António Variações e a Janis Joplin, por exemplo. Sabe, uma vida não chega para ouvir tanta e boa música que se fez, que se faz e que se continuará a fazer.”

Somos obrigados a concordar com George Martin: uma vida não chega. E é por isso que dizemos que os grandes partem sempre cedo demais, seja lá com que idade for. Não sabemos como será a vida no além – mas se pudéssemos escolher, gostaríamos que fosse uma espécie de Festival… do Além!

Consulta o cartaz completo em https://musicfest.pt/festival-edicao/festival-do-alem/

Joana Rita  

Joana Rita é filósofa, criadora de conteúdos, formadora e investigadora. Ah! E uma besta muito sensível.


Ainda não és nosso fã no Facebook?


  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *