A 20 Tour dos The Gift sobe ao palco d’O Sol da Caparica – Entrevista com John Gonçalves

A 20 Tour dos The Gift sobe ao palco d'O Sol da Caparica - Entrevista com John Gonçalves

Em Dezembro de 2015 vimos e ouvimos a banda de Alcobaça em duas grandes salas: no MEO Arena e no Multiusos de Guimarães. Amanhã é dia de matar saudades dos The Gift, n’O Sol da Caparica. Estivemos à conversa com o John Gonçalves, para saber como está a correr a 20 Tour.

A banda The Gift já tem um longo currículo e muitos quilómetros feitos, em território nacional, no que a festivais e a festas diz respeito. Qual é o maior prazer que tiram em tocar num festival – ao invés de salas grandes? Para John Gonçalves, “os festivais continuam a ser palcos muito importantes para todas as bandas, como as salas grandes também o são. A única diferença é que os festivais ou salas grandes geram um mediatismo que é importante para as bandas. Assim mesmo, o maior prazer que nós – ou qualquer outra banda – terá em tocar num festival é a hipótese de conquistar novos públicos que estão lá para ver outra banda, e podem (quem sabe) ser surpreendidos com o nosso espectáculo.”

John assume o desafio que foi “transformar uma grande produção para uma grande arena num espectáculo portátil, numa tour de 30 concertos por todo o país. Fizemo-lo baseando o conceito cénico diferente num alinhamento que junte as canções mais conhecidas da banda, com canções menos conhecidas – os “lados B” dos nossos discos.”

Batalha, Esposende, Viana do Castelo, Monção, Torres Vedras – e até a Vila Morena, Grândola – são algumas das cidades por onde vão andar até Setembro. Qual é a vossa experiência, como banda, com públicos de locais tão diferentes? “Tocar no chamado “país real” é algo que nós adoramos e achamos fundamental para a nossa longevidade. Temos público em todo o território nacional e levamos este espectáculo de Norte a Sul numa das nossas maiores tours dos últimos anos. A nossa experiência nestes diferentes locais confunde-se com a nossa própria experiência de músicos. É algo que nos agrada bastante e artisticamente é muito excitante continuar a conquistar públicos novos – e não tão novos – que vão nos ver por acaso e que no final se sentem identificados com o espectáculo.”

E amanhã, o que podemos esperar dos The Gift neste festival “à beira mar plantado”? “O espectáculo que o festival Sol da Caparica vai ver na sexta dia 12 é o mesmo que Montalegre viu no dia 9 de Agosto e isso é algo que nós defendemos desde sempre – apresentar o mesmo concerto em todo lado com o mesmo profissionalismo. ”

A banda constituída por John e Nuno Gonçalves, Sónia Tavares e Miguel Ribeiro tem passado o verão a tocar e a promover o álbum 20. John não esconde que já andam a pensar no próximo ano, 2017. Sobre o novo álbum, o teclista e baixista adianta que se encontra praticamente pronto, mas ainda não há datas previstas para o seu lançamento.

Se vais estar n’O Sol da Caparica toma nota: os The Gift actuam dia 12 pouco depois da meia-noite, no palco RFM/SIC.

GIFT-46

Joana Rita  

Joana Rita é filósofa, criadora de conteúdos, formadora e investigadora. Ah! E uma besta muito sensível.


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: The Gift

  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *