Maria Gadú e Portugal alimentam paixão mútua – A reportagem no concerto do CCB

Maria Gadú e Portugal alimentam paixão mútua - A reportagem no concerto do CCB

A compositora, cantora e autora brasileira Maria Gadú encheu o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, na noite desta sexta-feira, 4 de março, para o muito esperado concerto de apresentação de “Guelã”.

O regresso de Maria Gadú a Portugal era muito desejado na medida em que, depois de ter sido adiado, o concerto no CCB estava envolto em muita expectativa. E justificava-se.

Ao terceiro álbum e com a chegada dos 30 anos, Maria Gadú parece estar a fazer uma viragem na sua orientação musical para se dedicar às sonoridades que, aparentemente, sempre gostou e que estão a fazer dela um dos nomes de referência da música brasileira da atualidade. Com menos violão e mais guitarra elétrica e bateria, a artista continua a fazer as delícias dos fãs portugueses com as letras que, em certos momentos, se aproximam mais da poesia dita do que propriamente da canção melodiosa. Não é por acaso que o mais recente disco tem influências tão variadas que vão de Caetano Veloso a Björk. Mas o cenário mental que nos cria, esse, assegura que o seu nome está definitivamente implantado entre nós.

‘Suspiro’, ‘O Bloco’ e ‘Ela’ foram as três primeiras da noite, a ilustrarem bem a essência de que “Guelã” se compõe. Além de vermos a cantora a tocar guitarra elétrica, no início do espetáculo são-nos logo apresentados os músicos que a acompanham na bateria, baixo e no violoncelo onde o jovem Federico Puppi mostra o quão na moda está este instrumento pela entrega que demonstra e que salta imediatamente à vista.

Vê todas as fotos de Maria Gadú no CCB

Vê todas as fotos de Maria Gadú no CCB

Muito aplaudida, Maria Gadú fez várias intervenções ao longo do concerto, sempre muito simpáticas e humildes, num crescendo que terminou de forma bem intimista e informal. ‘Bela Flor’ e ‘Escudos’ fazem o recuo até 2009, como exemplos tirados do álbum de estreia de Gadú, homónimo. Mas é com a lindíssima e profunda ‘Trovoa’ que o espetáculo quase se torna num confessionário: «Esta é a única canção do meu “velho novo álbum” que não é da minha autoria. É de Maurício Pereira, um nome da vanguarda paulistana, e foi a primeira canção que eu decidi gravar para este álbum. Mesmo que não conseguisse compor mais nenhuma, só esta já valia a pena um álbum inteiro».

Para aliviar a emoção, o concerto anima bastante daqui para a frente com ‘Altar Particular’ e ‘Lounge’ antes de assistirmos a mais um momento muito emocionante (sim, este teve direito a lágrimas e tudo), quando a brasileira chama ao palco a «imensa, maravilhosa e linda» Mayra Andrade para consigo cantar ‘Tenpu Ki Bai’. Muito amigas, as duas demonstraram publicamente o carinho que as une enquanto trocaram beijos e abraços no final da canção, a primeira a ter direito a subida do pano do palco, de forma a torná-lo mais leve. «Voltar aqui faz-me perceber que o nosso amor por alguns lugares se vai acumulando com tempo», diz Maria Gadú. Como se já não estivessem todos rendidos à sua atuação, há uma fã que ainda lhe grita: «És linda!» ao que ela responde, meio encabulada: «Sou legal, divertida, tenho uma camisa bonita mas, ‘pera aí, linda é outro assunto». Pelo meio dos risos continua o concerto.

O bem conhecido ‘Tudo Diferente’ é cantarolado pelo público e mistura-se com o mais recente ‘Tecnopapiro’ e ‘Ne Me Quitte Pas’, de Jacques Brel, novamente a mostrar uma exibição espetacular de Puppi num violoncelo pesado, duro, num som quase medieval, e volta a deixar Maria Gadú com os olhos brilhantes em nova confissão: «Naquele tempo em que estive doente, em que quase perdi a voz e deixei de fumar, cantava esta canção só para a Lua (n.r.: esposa de Maria Gadú). É uma alegria muito grande ter conseguido executá-la bem aqui».

Vê todas as fotos de Maria Gadú no CCB

Vê todas as fotos de Maria Gadú no CCB

‘Laranja’ ouve-se mais para o final e cria todo um imaginário de doce pôr-do-sol à beira de um mar calmo em tarde de verão.

“Guelã” significa gaivota e talvez tenha sido por isso que sentimos que o tempo do concerto passou a voar. O encore traz-nos ‘Dona Cila’, ‘Semi Voz’ e, apesar de ter advertido que não a ia cantar, Maria Gadú lá cedeu ao “bis” e acabou por interpretar o tema que a catapultou para o sucesso, embora se queira desmarcar dessa canção que compôs aos dez anos de idade: ‘Shimbalaiê’, já com o Centro Cultural de Belém todo em pé e um grupo de fãs a correrem para junto do palco para tocarem e abraçarem a sua artista de eleição que não se escusa a retribuir as atenções.

Terminou bem, correu bem e é assim que queremos acreditar que Maria Gadú se vai continuar a portar entre nós.

Fotos de Marta Ribeiro

Daniela Azevedo  

Jornalista, curiosa sobre os media sociais, viciada em música, gosta da adrenalina do desporto motorizado. Amiga dos animais e apreciadora de dias de sol. Acha que a vida é melhor quando há discos de vinil e carros refrigerados a ar por perto.


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: Maria Gadú

  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *