2 Set 2016 a 4 Set 2016

“Era um sonho vir cá fazer a noite” – Jorge Cruz, em entrevista, após o concerto dos Diabo na Cruz, na Festa do Avante!

"Era um sonho vir cá fazer a noite" - Jorge Cruz, em entrevista, após o concerto dos Diabo na Cruz, na Festa do Avante!

No dia 3 de Setembro, os Diabo na Cruz subiram ao palco 25 de Abril, da Festa do Avante! para dar um concerto que poderíamos descrever como épico. Tratou-se do quarto concerto da banda, no Avante – mas foi a primeira vez que lhes coube actuar em horário nobre.

Tivemos a oportunidade de conversar com o Jorge, momentos após o concerto. Encontrámos um músico emocionado e com dificuldades em encontrar as palavras certas para explicar o que estava a sentir: “Estou a fazer um esforço para não pensar na minha família que anda aí. Cada um vive a coisa à sua maneira, cada um faz o seu processo. Para mim foi o maior concerto, em termos de tamanho, que já dei, e era um sonho vir cá fazer a noite.”

Os Diabo na Cruz iniciaram a tour 2016 em Fevereiro, num concerto que aconteceu em Sesimbra. Estivemos lá, em reportagem, e foi possível rever alguns fãs neste concerto, na Festa do Avante!. Jorge reconhece esse apoio: “Temos tido recentemente um grupo incrível de pessoas. Há caras conhecidas em todos os concertos.” A verdade é que na primeira fila do vasto público havia pessoas que no dia anterior tinham estado em Faro, no Festival F, para apoiar a banda. Jorge confessa: “E isso também nos acalma.” De tal forma que o pensamento é o de encarar isto como só mais um dia no escritório.”

20160903223810-entrevistadiabonacruz-0023

Falámos da música Ganhar o dia, aquela que permitiu ao público revelar-se; surgiu em segundo lugar, num alinhamento no qual não podiam faltar temas como Vida de Estrada, Moça Esquiva, Os loucos estão certos, Dona Ligeirinha, Luzia e Saias. Confesso aqui que passei a maior parte do concerto a abanar a anca, a bater o pezinho, a cantar e a tentar tirar notas.  Jorge sublinhou, durante a nossa conversa: “Não foi um concerto como os outros. Estou a gostar do que estou a sentir e tenho dificuldade em explicar.”

A banda encarou com responsabilidade o facto de fazer parte do cartaz que assinala as comemorações dos 40 anos da Festa do Avante!, com uma actuação em horário de grande destaque, ao sábado. “Demos o nosso máximo para merecer esse lugar”, sublinhou Jorge. Para quem esteve por lá, não há dúvidas que Diabo na Cruz cumpriu com as expectativas dos fãs que os seguem para todo o lado, mas também de quem talvez não conheça a banda assim tão bem. Para uns e para outros, a palavra de ordem do concerto foi dançar e viver a  boa energia transmitida pelos rapazes, em palco. Jorge Cruz, Bernardo Barata, João Pinheiro, João Gil, Manuel Pinheiro e Sérgio Pires fizeram com que milhares de pessoas saíssem deste segundo dia de Festa contagiados prontos para ganhar o(s) dia(s).

 

Ouve  toda a entrevista:

E vê todas as fotos do concerto aqui.

Joana Rita  

Joana Rita é filósofa, criadora de conteúdos, formadora e investigadora. Ah! E uma besta muito sensível.


Ainda não és nosso fã no Facebook?


Mais sobre: Diabo na Cruz


  • Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *